Iniciativa faz parte da agenda de ações da Campanha Nacional de Conscientização Contra o Trabalho Infantil
O Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes se uniu à equipe da Superintendência de Inclusão e Cidadania da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) e, juntos, realizaram mais uma blitz educativa de sensibilização contra o trabalho infantil durante o Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia. A ação empreendida na programação junina realizada pelo Governo de Sergipe faz parte da Campanha Nacional de combate a toda a forma de trabalho infantil, que é coordenada pela Seasc desde o início do mês de junho.
A campanha foi lançada no último dia 12, na Segundona do Turista na Rua São João, em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002 e como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007, e segue durante todo o mês de junho com ações em diversos pontos de Aracaju.
Com poesia de Bráulio Bessa e desenhos inspirados na arte do cordel, o mote da campanha deste ano é ‘Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega junto para acabar com o trabalho infantil’ e propõe um chamado à sociedade para erradicar o trabalho infantil.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, explica que a campanha contra o trabalho infantil, apesar de ganhar destaque no mês de junho, não é feita de forma sazonal. Desde o início da sua gestão, toda rede de Assistência Social está articulada para a promoção de ações de conscientização sobre a temática. “Essa não é uma campanha feita uma vez ao ano. Desde o início da gestão estamos empenhados em levar proteção à primeira infância como um todo e também à adolescência”, declarou a secretária.
O superintendente de Inclusão e Cidadania da Seasc, Jorge Villas Boas, esclarece que a articulação e o fortalecimento da rede de proteção são fundamentais para que as crianças e adolescentes envolvidos em trabalho infantil sejam acolhidos e para que as denúncias possam ser averiguadas e encaminhadas. Ele reforça que é por meio do trabalho coletivo entre governo e sociedade civil que podemos transformar o imaginário social sobre o trabalho infantil. “Criança precisa brincar, precisa estudar, precisa se tornar um cidadão completo que possa, no futuro, participar da sociedade de forma serena, tranquila, com capacidade, preparado para aquele novo mundo e isso é um trabalho conjunto e multidisciplinar”, defende o superintendente.
País do forró
Este ano, o Governo de Sergipe preparou para os festejos juninos no estado uma programação com mais de 30 dias de festa. Na capital, a festa acontecerá em cinco pontos: Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, Rua São João, Gonzagão, Centro de Criatividade e 18 do Forte. No total, serão mais de 250 atrações, sendo 140 sergipanas, 40 nacionais, 60 apresentações de quadrilhas juninas e 40 trios pés de serra.
A programação dos festejos juninos realizada pelo Governo de Sergipe tem o patrocínio do Banese, Deso, Maratá, PagBet e Eneva, e apoio da Energisa e MOB.