Seias conclui primeira de quatro turmas do curso, que visa capacitar 300 técnicos que atuam no cadastro de pessoas em vulnerabilidade social no estado
Entrevistadores, digitadores e operadores do sistema do Cadastro Único (CadÚnico) nos municípios sergipanos participaram da primeira turma da “Capacitação para Preenchimento dos Formulários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”. A capacitação é ofertada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias), com o objetivo de capacitar 300 técnicos municipais sobre o correto preenchimento dos formulários do Cadastro Único, porta de acesso aos programas sociais. A primeira turma aconteceu de terça a sexta-feira, 23 a 26 de março, e teve a participação de 76 técnicos. A segunda turma já está prevista para acontecer de 13 a 16 de abril.
O coordenador estadual do Cadastro Único, José Carlos Passos, foi um dos instrutores e ressaltou que o propósito é que os técnicos sigam a metodologia padrão de coleta de informações e preenchimento do cadastro, determinada pelo Ministério da Cidadania. “O curso foi muito proveitoso. Nesta primeira turma, foram priorizados os técnicos que entraram nas gestões municipais este ano e ainda não tinham experiência com o Cadastro Único. As principais dúvidas foram com relação ao preenchimento dos campos de endereço e renda, pois são mais específicos e precisam de maior detalhamento. Mas todas as dúvidas foram sanadas. Eles foram muito participativos, com diversos questionamentos e absorveram os conhecimentos de forma bastante proveitosa”, contou Carlos.
Durante a entrevista do CadÚnico, é possível conhecer a realidade das famílias, disse Suênia Silveira, coordenadora do Cadastro Único no município de Nossa Senhora de Lourdes, no Alto Sertão Sergipano. “Vejo a importância do CadÚnico no momento da entrevista ao usuário, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, que é a porta de entrada. É através dele que conhecemos a realidade das famílias. Esta é a primeira vez que faço essa capacitação e achei de suma importância para que possamos desenvolver um bom trabalho, com mais conhecimento e confiança no que estamos fazendo, desde a entrevista ao usuário que vem até o CRAS até o preenchimento dos dados”, destacou a coordenadora de Nª Sª de Lourdes.
Outro participante desta primeira turma foi Aysllan de Souza, coordenador do Cadastro Único no município de Tobias Barreto, no Centro Sul Sergipano. “A capacitação foi muito importante para que a gente possa ter um melhor entendimento do serviço ofertado e do nosso papel enquanto cadastrador, saber acolher as pessoas, entender cada situação que chega até nós e direcionar para os programas sociais do Cadastro Único. Com essa capacitação, promovemos uma maior ligação entre os coordenadores, cadastradores e a população, fazendo esse elo para entendermos o serviço direcionado para cada um e fortalecer a Assistência Social”, disse o coordenador de Tobias Barreto.
Certificado
Ao final da capacitação, os alunos passaram por um sistema de avaliação para aferir o grau de aprendizagem sobre os processos de gestão do Cadastro Único para recebimento de certificado. O curso teve carga horária de 32h com aulas virtuais sobre: Cadastro Único no contexto das Políticas Sociais; conceitos para a realização de entrevista e contato com usuários; preenchimento de blocos e formulários (com coleta de informações sobre condições habitacionais, deficiências, escolaridade, documentos, renda, entre outros); cadastramento de grupos populacionais tradicionais e específicos; e, cadastramento de pessoas em situação de rua.
A primeira turma foi ministrada para 76 técnicos que atuam em 43 municípios sergipanos, são eles: Arauá, Barra dos Coqueiros, Boquim, Brejo Grande, Canhoba, Capela, Carira, Carmópolis, Cedro de São João, Cristinápolis, Estância, Gararu, Ilha das Flores, Itabaiana, Itabaianinha, Itaporanga d’Ajuda, Japoatã, Lagarto, Laranjeiras, Macambira, Moita Bonita, Monte Alegre de Sergipe, Muribeca, Neópolis, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora do Socorro, Pacatuba, Pedra Mole, Pedrinhas, Propriá, Riachão do Dantas, Riachuelo, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Salgado, Santa Luzia do Itanhy, Santana do São Francisco, São Cristóvão, São Francisco, Simão Dias, Telha e Tobias Barreto.