Famílias da Barra dos Coqueiros e outros três municípios recebem mais de 20 toneladas de alimentos do PAA Estadual

Agricultores entregaram abóbora, alface, banana, batata-doce, bolo de ovos, cebolinha, coco, coentro, couve, laranja, macaxeira, mamão, maracujá, pimentão e tangerina

Uma grande mobilização de colheita, entrega de distribuição de alimentos para doação aconteceu na última semana. Agricultores familiares, participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo de Sergipe de Itabaianinha, Japaratuba, Moita Bonita e Umbaúba, entregaram 22,5 toneladas de alimentos para pessoas em situação de insegurança alimentar da Barra dos Coqueiros, Riachão do Dantas, Tobias Barreto e Umbaúba. O PAA Estadual, gerido pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), em breve lança uma nova chamada pública, para selecionar mais agricultores fornecedores e entidades socioassistenciais receptoras. Na que está em andamento, é esperada a entrega, até o final de novembro, de cerca de 500 toneladas de alimentos por 186 agricultores de todo o estado, que serão doados a 22 instituições que atendem 3.500 pessoas em vulnerabilidade social.

Zuleide da Silva, usuária do Centro de Referência da Mulher (CRM) da Barra dos Coqueiros, afirma que é importante ofertar uma alimentação saudável para seus três filhos e para o sobrinho, mas como está faltando muita coisa em casa, a cesta de alimentos do PAA Estadual vem para ajudar. “Hoje estou recebendo uma cesta, graças a Deus, e estou feliz. É maravilhoso, as meninas do Centro vêm ajudando a gente nessa pandemia, em que estamos aí para enfrentar”, relata. Também beneficiária do Centro, Vanusa Pereira mora com cinco filhos e cinco netos. Ela acredita que a alimentação em sua casa, a partir da doação, vai ser bem melhor. “A gente só come pão e cuscuz e as raízes estão vindo agora de bom grado. E para os meus netos, então, que gostam muito de macaxeira e de batata, é uma bênção. A importância é muita, porque as vezes a gente nem tem o dinheiro para comprar alimento”, conta.

Emily Regina, secretária Municipal de Assistência Social de Barra dos Coqueiros (SMAS), conta que é grande a satisfação de receber os alimentos do PAA Estadual no município. “É muito importante esse reforço, como mais uma atividade de segurança alimentar e nutricional. Para as famílias que são acompanhadas pelo CRM e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estão sendo entregues, em dois grupos, as cestas de alimentos da Agricultura Familiar”, detalha. Fernanda Barreto é técnica de referência do SCFV, e explica que a distribuição dos alimentos é feita para a relação de público prioritário. “São crianças e adolescentes em vivência de violência e negligência, defasagem escolar, que saíram da situação de acolhimento. Em cima dessa relação, nós entramos em contato com as famílias, para agendar o horário da distribuição”, relata Fernanda.

Além desta primeira etapa do PAA, que está em execução, a SEIAS pretende lançar mais duas chamadas públicas ainda este mês. O investimento será de R$ 1,9 milhões, em parceria com o Ministério da Cidadania, em atenção à crise social provocada pela pandemia. “Nessa entrega, foram três municípios fornecedores e cada município ficou responsável por recolher seus alimentos. A SEIAS fez a articulação entre a unidade fornecedora, que são os agricultores; e as unidades recebedoras, que no caso da Barra dos Coqueiros, foram o Fundo Municipal de Assistência Social e o Centro Comunitário Sociocultural”, relata a nutricionista Tatiana Canuto, técnica da coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Seias.

Tatiana explica, ainda, que a inscrição dos agricultores e das entidades ocorreu através das duas primeiras chamadas públicas, uma para agricultores, outra para entidades recebedoras, realizadas no final 2020. “A gente organiza de acordo com a safra e com as demandas, do número de usuários que são atendidos naquela instituição. Os cálculos são feitos de acordo com a per capita e aí são divididos os alimentos por instituição. Na entrega dos alimentos é gerado um termo de doação via Sistema de Informação do Programa de Aquisição de Alimentos – Sispaa, em que a entidade recebedora vai assinar por estar recebendo e os agricultores vão gerar uma nota fiscal, que vai ser atestada pela SEIAS e inserida no mesmo sistema, e o pagamento é efetuado pelo Ministério da Cidadania na conta do agricultor, com o cartão”, conclui.

Fotos: Pritty Reis

Última atualização: 17 de maio de 2021 09:13.