Vila da Criança acolhe a Primeira Infância em diversas ações 

O espaço montado na Orla de Atalaia conta com uma estrutura que beneficia pais e filhos

Fotos: Júlia Costa

Viver a infância com plenitude é aproveitar cada etapa possível, desde os primeiros passos, a primeira palavra, comida, o primeiro desenho e primeiro brinquedo que são essenciais para desenvolver o imaginário da criança e a formação dela. No mês alusivo ao Dia das Crianças, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), estrearam a Vila da Criança na Orla da Atalaia. O espaço conta com diversas atrações para as crianças de todas as idades aproveitarem e se divertirem.

A primeira infância é o período da gestação até os 6 anos de idade, sendo um dos momentos mais importantes no desenvolvimento cognitivo e motor do ser humano. Nesse sentido, o Governo do Estado desenvolveu uma ação que acolhe toda a família e proporciona diferentes estímulos para as crianças, com cinema, espaço recreativo, teatro, roda-gigante, pula-pula e brinquedos infláveis, assim como acolhe a mãe com o espaço de amamentação e fraldário.

Para a diretora de atenção à primeira infância da Seasic, Helga Mengel, a Vila da Criança foi pensada para receber as famílias. “Naquele espaço a gente não só acolhe a criança, a gente acolhe a família, quando os pais chegam, voltam a ser crianças, porque eles brincam com os filhos. Eu vejo aqui os pais cantando as músicas pela vila com as crianças e quando organizamos esses eventos o objetivo é que alcance as pessoas nesse lugar, do resgate, da emoção, do formar memórias que seguirão para toda a vida”, aponta.

A diretora ainda destaca como a primeira infância é beneficiada com ações como esta. “A vila permite um repensar, a substituição das telas pela risada com o palhaço ou com o momento de pintura no espaço recreativo, é a chance dos pais terem esse tempo de qualidade com os seus filhos e desde a primeira infância eles terem essa contribuição em suas vidas, o brincar, se divertir e aprender brincando”, completa.

Desta forma, a Vila da Criança trabalha a ludicidade com as crianças, com personagens vivos e casinhas que remetem a desenhos animados, sendo uma oportunidade delas entrarem em um novo ambiente, socializar com outras crianças e explorar a criatividade. A psicóloga da diretoria de atenção à primeira infância, Daniela Macedo, comenta como o desenvolvimento psicomotor das crianças, principalmente nessa faixa etária inicial, é beneficiado com as atividades disponíveis na Vila da Criança.

“O desenvolvimento da criança perpassa necessariamente pelo brincar, dessa maneira, é muito importante para que as crianças tenham esse momento de brincadeira, onde ela vai socializar e se sentir pertencente. Nesse espaço da vila, ela existe dentro do seu mundo lúdico, criativo, espontâneo, e isso contribui para o seu processo psicomotor e emocional, fortalece essa criança a se manter resiliente inclusive nos processos de dificuldades que ela possa vir a enfrentar na vida. Assim, esse projeto vem realmente a contribuir para uma melhora no desenvolvimento emocional dessa criança, principalmente da primeira infância”, afirma a psicóloga.

Primeira Infância Presente

A mãe da pequena Maria Fernanda de dois anos, Helena Munareto, conta que é a primeira vez que visita a vila e está encantada com cada cantinho. “Eu acredito que é muito importante estimular as crianças a saírem das telas, porque assim elas aproveitam esse momento lúdico de inspirar as crianças a se divertirem com algo simples, mas que estimule o desenvolvimento da primeira infância, a interatividade com outras crianças que é muito importante para eles crescerem de uma forma saudável”, destaca.

Helena enfatizou ainda que a vila está sendo ótima pela diversidade de estímulos encontrados, para todas as fases da primeira infância, porque eles aproveitam cada espaço de formas diferentes, com estímulos audiovisuais, motores e muito mais. 

Já a mãe da pequena Letícia, de cinco anos, Carine de Sá, elogia a iniciativa do Governo do Estado e recomenda a vila para todos que a conhecem. “Quero dizer que o governo está de parabéns, porque está maravilhoso, super organizado, além de muito acessível para as pessoas que não têm condições de ir em determinados brinquedos, tudo gratuito. Estou achando maravilhoso, já recomendei para os meus amigos trazerem os filhos. Letícia está amando o teatro, a gente já fomos duas vezes, ela adorou e o parque inteiro está maravilhoso”, ressalta.

Serviço

A Vila da Criança é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasic) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com patrocínio do Banese e apoio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Netiz e Energisa.

Última atualização: 23 de outubro de 2024 10:10.

Acessar o conteúdo