
Nesta quinta-feira, 21, os sergipanos de Telha tiveram acesso aos serviços da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) de forma mais próxima, durante a realização da 36ª edição do ‘Sergipe é aqui’. A pasta levou cidadania, direitos humanos e atividades lúdicas que envolvem o direito da criança e do adolescente, segurança alimentar e nutricional, emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) na modalidade inclusiva para crianças com transtorno do espectro autista (TEA), idosos, pacientes em tratamento oncológico e pessoas com fibromialgia.
A edição do governo itinerante no município de Telha, localizado às margens do Rio São Francisco, foi marcado pela participação da população em busca de serviços e informações que garantem direitos e serviços essenciais da área da assistência social. Para a secretária Érica Mitidieri, a presença da Seasic no ‘Sergipe é aqui’ tem como intuito fortalecer o elo entre os sergipanos e a seguridade de direitos fundamentais de inclusão e cidadania.
“A participação da Seasic no ‘Sergipe é aqui’ reafirma o nosso compromisso em garantir que os direitos fundamentais cheguem a todos os sergipanos, independentemente de onde estejam. Em Telha, tivemos a oportunidade de aproximar serviços essenciais, promover a inclusão e a cidadania, especialmente com ações voltadas para a segurança alimentar, os direitos das crianças, adolescentes e a segurança alimentar. Esta ação demonstra o quanto é fundamental estarmos presentes, dialogando e atendendo às necessidades da população de forma efetiva”, declara a gestora.
Entre os serviços prestados estavam a escuta de crianças de 4 a 6 anos de idade, apoio técnico do Cadastro Único/Programa Bolsa Família, CinePop de Direitos Humanos, orientações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), roda de conversa intersetorial, dentre outros.
Aprovação
A população de Telha atendeu ao chamado do Governo de Sergipe e compareceu aos espaços de acesso a serviços como emissão da CIN Inclusiva e atualização do CadÚnico.
A mãe da pequena Cecília, Cleovania Oliveira, relatou que soube da realização do evento por meio das redes sociais. “O ‘Sergipe é aqui’ é uma ótima oportunidade para regularizar os documentos e ter acesso a serviços que precisam de deslocamento até Aracaju. As meninas da CIN são atenciosas, e a minha filha se sentiu muito à vontade”, disse.
Já a lavradora Lindinete Freire aproveitou o evento para atualizar os dados cadastrais no CadÚnico. “O evento é muito bom. Juntei os documentos e vim atualizar as informações do Bolsa Família. E também trouxe meu marido para fazer exames e outros serviços. Foi bastante proveitoso para a gente”, contou.
Outra importante ação da Seasic durante o ‘Sergipe é aqui’ foi a busca ativa de informações sobre o município através do Programa Ciranda. Com o ‘Ciranda’, a Seasic realiza um levantamento de dados, por meio de um questionário feito com a população do município. Neste questionário são feitas perguntas que buscam entender as necessidades da comunidade. Com a participação popular, é possível reunir os dados coletados para elaborar um plano de ação e sanar as questões apresentadas.
“O ‘Ciranda’ traz para a gente um diagnóstico situacional do município. Hoje, visitamos três povoados: Bela Vista, São Pedro e São Tiago. Com o questionário, podemos entender a realidade das pessoas aqui, ver quais programas e demandas que o governo consegue trazer para apoiar ainda mais o município e os cidadãos de Telha”, explica a superintendente de planejamento, Camille Juliane.













