Sergipe realiza Mês da Primeira Infância com encontros, oficinas e workshops virtuais

Programação é voltada para profissionais da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente no estado

Abrindo a programação do Mês da Primeira Infância em Sergipe, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) realizou o Webinário “Diálogo Pela Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social SUAS/Sergipe”, na última terça-feira (03). Através da plataforma do Núcleo de Telessaúde Sergipe, o evento virtual contou com a participação de gestores municipais de Assistência Social, coordenadores, supervisores e visitadores do Programa Criança Feliz (PCF), técnicos dos Serviços Socioassistenciais e demais profissionais que atuam na Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Sergipe.

Durante o evento, foram apresentadas duas palestras: “A importância da primeira infância e o investimento de políticas públicas”, com a Dra Francisca Maria Andrade, mestre em Saúde Pública, doutora em Saúde Coletiva, e atual especialista em Saúde da UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância; e acerca do trabalho realizado entre a “Assistência Social e Primeira Infância: sentidos e desafios”, com a doutora em Psicologia Fernanda Hermínia Oliveira. A abertura foi realizada pela Vice-Governadora do Estado de Sergipe, Eliane Aquino, e pela secretária de Estado da Inclusão e Assistência Soical (SEIAS), Lucivanda Nunes.

A vice-governadora Eliane Aquino, ressaltou a importância da fase da Primeira Infância. “Estamos falando da faixa etária de 0 a 6 anos, período em que as experiências, descobertas e afetos são levados para o resto da vida. Quando as crianças não são preparadas ou vivem em ambientes tóxicos, a exemplo de violências e desnutrição, aquilo penetrará na criança, que carregará as marcas por longos anos. Precisamos agir olhando para essas crianças, com formação de profissionais, mais contato com as gestantes nos municípios, além de desenvolvimento e criação de espaços de formação e educação infantil, como creches”.

Diversas áreas são envolvidas no atendimento à Primeira Infância, segundo a secretária de Estado da Assistência Social, Lucivanda Nunes. “O nosso grande desafio é trazer fortalecimento para todas as equipes e profissionais que atuam na Primeira Infância em Sergipe, seja na área da Assistência, Saúde, Educação. Colocamos a SEIAS à disposição para colaborar e contribuir para o crescimento da atuação de Sergipe neste tema. Agradeço a Diretoria de Assistência (DADS) da SEIAS que, com muito carinho, preparou este evento com o apoio da Saúde, através da Funesa. Agradeço também às palestrantes que se disponibilizaram a contribuir com este tema tão importante”.

O Mês da Primeira Infância é uma programação nacional vinculada ao Programa Criança Feliz (PCF), como explica a coordenadora estadual do PCF em Sergipe, Kelly Bignardi. “O Mês da Primeira Infância, em Sergipe, é uma ação do Programa Criança Feliz em parceria com o programa estadual Sergipe Pela Infância (PSPI), e se soma a uma programação nacional proposta pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, com as colaborações locais das Coordenações Estaduais e Distrital do Programa Criança Feliz, Secretarias Municipais de Assistência Social e Comitê Gestor Estadual da Primeira Infância”.

Durante sua palestra, a doutora em Psicologia Fernanda Hermínia falou sobre a importância de entender os contextos locais e regionais para a efetivação das ações. “A gente precisa pensar nas regionalidades e vulnerabilidades sociais, como temos em populações quilombolas, indígenas, negras que não tem alimentação, moradia, saneamento básico, e assim não consegue dar um suporte à primeira infância. E também pensar nos desafios que a gente tem como Assistência Social para alcançar famílias em situação de extrema pobreza. Além disso, pensarmos também nas metodologias que devem ser diferentes para cada região do país”.

Programação

Continuando a programação do Mês da Primeira Infância, nesta sexta-feira (06), às 9h30, acontecerá a oficina virtual “A primeira infância no contexto do acolhimento institucional”, realizada pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS). Para participar, a pessoa interessada deve fazer sua inscrição no site do Nu?cleo de Telessau?de Sergipe: telessaude.se.gov.br.

No dia 11 de agosto, às 9h30, acontecerá o Workshop “O lugar do brincar na primeira infância”, através do YouTube SEIAS SE; e, finalizando a programação, nos dias 19 e 20 de agosto, às 9h, acontecerá o “Encontro Temático Primeira Infância no SUAS”, com inscrições através do site do Núcleo de Telessaúde Sergipe: telessaude.se.gov.br.

Última atualização: 5 de agosto de 2021 16:49.

Acessar o conteúdo