Secretária Érica Mitidieri prestigia formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e á Violência 

Programa é desenvolvido em escolas da capital e interior sergipano há mais de 20 anos 

Na manhã desta sexta-feira, 2, aconteceu a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e á Violência (Proerd). O evento foi realizado pela Polícia Militar do Estado de Sergipe (PM/SE), por meio da Coordenação Estadual do Proerd, em parceria com a Secretaria Municipal e Estadual de Educação (Seduc). Na oportunidade, a secretária de Assistência Social e Cidadania (Seasc), Érica Mitidieri, acompanhou a solenidade.

 Durante dez semanas, o grupo de 600 crianças do 5º ano do ensino fundamental participou de várias lições e atividades relacionadas à questão do uso indevido de drogas e de situações de violência do currículo ‘Caindo na Real’. O objetivo é incentivar e orientar os jovens na tomada de decisão consciente e na valorização da vida. 

 A major Amanda Freitas, que assumiu a Coordenação Estadual do Proerd, fala da importância desse momento e do sentimento ao assumir a coordenação do Programa. “Para mim é uma honra muito grande, uma missão nobre, minha carreira! E esse é aquele momento do abraço carinhoso, agradecimento, uma coroação a esse currículo aplicado nas escolas durante dez semanas, as dez missões”, diz a major. 

A secretária Érica Mitidieri agradeceu o convite e parabenizou a todos os presentes pela realização do evento. “Eu pude ver as demonstrações de carinho com os instrutores que mostra o comprometimento, cuidado e competência da equipe desse programa. O caminho é esse: manter nossos jovens seguros e conscientes”, declara a secretária Érica.

 Nestes 22 anos de atuação, o programa já formou mais de 95 mil alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental. O currículo Caindo na Real alcança também as turmas do ensino infantil e séries iniciais do ensino fundamental.

História

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é oriundo de um programa norte-americano criado em 1983, após muitas pesquisas envolvendo educadores, psicólogos, psiquiatras e policiais. Em 1992, foi implementado no Brasil, através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, chegou em Sergipe em 2001 e atualmente é o programa de prevenção ao uso de drogas das Polícias Militares de todos os estados do Brasil. 

Última atualização: 3 de junho de 2023 17:14.

Ir para o conteúdo