Evento marca Mês da Consciência Negra com feira empreendedora, debates e valorização da cultura afro-brasileira

Nesta segunda-feira, 25, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) promoveu a Festa da Afro Diversidade, uma celebração em alusão ao Mês da Consciência Negra. O evento foi realizado na sede da pasta, com uma programação que abordou o combate ao racismo, a valorização das tradições de matriz africana e o fortalecimento da igualdade racial.
A abertura foi marcada pela Feira Afro Empreendedora, que apresentou produtos e serviços de empreendedores locais, destacando a força e criatividade das comunidades afrodescendentes. Logo após, ocorreu um cortejo do grupo Maria Tambor, seguido pelo momento dos Diálogos Antirracistas no tema “Consciência Negra: Uma atitude diária!”, promovendo reflexões sobre a importância de ações contínuas contra o racismo e a intolerância religiosa.
Durante o ato, o representante do Fórum Sergipano de Religiões de Matriz Africana, Irivan de Assis, ressaltou a importância do evento para a comunidade negra e para a luta antirracista. “Um momento como esse representa muito para a comunidade negra, para o povo do Axé. O diálogo com o Governo do Estado e com a Secretaria de Inclusão Social é fundamental para que possamos aplicar políticas públicas de promoção da igualdade racial. A Seasic já demonstrou sensibilidade e compromisso em diversos benefícios, mas precisamos aprofundar ainda mais esse diálogo para implementar ações concretas. Isso é fundamental para superarmos o racismo no nosso Estado”, disse ele.
O evento continuou com a lavagem da secretaria pelas Yás do AbassaÌ SaÌfo Jorge, em uma cerimônia que reafirmou a luta contra a intolerância e o respeito à diversidade. Já o encerramento se deu com a apresentação do grupo Maria Tambor.
A secretária Érica Mitidieri destacou a importância da iniciativa. “A Festa da Afro Diversidade é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira. Por meio de ações como esta e das políticas públicas que estamos implementando, buscamos construir uma sociedade mais justa, inclusiva e que respeite a diversidade”, afirmou.
A Festa da Afro Diversidade não só celebra as conquistas da população negra, como também incentiva o diálogo e ações concretas para a promoção da justiça social, reforçando o papel do Estado na construção de uma sociedade mais igualitária.















