O Espaço Cuidar recebe a carreta da saúde do homem em ação do Novembro Azul oportunizando um momento de cuidado para os homens da comunidade

O Espaço Cuidar do bairro Santa Maria, equipamento administrado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), promoveu na manhã desta segunda-feira, 18, um evento especial em alusão ao Novembro Azul, que busca conscientizar sobre a saúde masculina, especialmente na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A ação acontece em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), que trouxe a carreta da saúde do homem com exames e consultas para a comunidade. Para a coordenadora do Espaço Cuidar, Willyanne Sales, a carreta é um ótimo atrativo para trazer o público masculino para a ação.
“Realizamos um trabalho de porta a porta, imprimimos os nossos cartazes e fomos nos lugares onde os homens da comunidade frequentam, como barbearia e oficinas. Além de que também falamos com as mulheres para convidarem seus companheiros. Assim, conseguimos fazer um levantamento de mais de 35 homens para que tivessem esse momento de cuidado e inclusão sobre a saúde masculina”, relata.
A Diretora de Unidades Móveis de Saúde, Samira Almeida, ressalta a importância da participação do homem nesses eventos. “Estamos trazendo esse novo serviço para a comunidade, para que os homens possam ter o autocuidado, e que também possam ter um diagnóstico precoce, com um bom resultado na sua saúde e qualidade de vida. Hoje, estamos no Santa Maria, e amanhã estaremos no Bugio, com essa mesma ação alusiva ao Novembro Azul, que justamente cuida da próstata e das vias urinárias”, salienta.
O evento contou com vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia, consulta com urologista, clínico geral, exames de ultrassonografia das vias urinárias e da próstata, proporcionando aos acolhidos um dia de atenção ao cuidado e ao bem-estar. Além disso, os participantes puderam desfrutar de um coffee break especial e tiveram a oportunidade de concorrer a brindes em um sorteio realizado pela coordenação do espaço.
Para o caldeireiro participante da ação, Carlos Eduardo, a realização do evento é essencial para o público, composto majoritariamente por homens, pois muitos já estão numa fase da vida que requer uma atenção redobrada à saúde. “Gostei muito, é bom a gente cuidar da saúde. Alguns tem preconceito, mas foi bem tranquilo. Muito bom ter vindo aqui para o Santa Maria, fiz o que precisava e consegui o resultado do exame na hora, além de ser bem atendido por toda equipe”, aponta.









