???????Plantio e cuidado com as hortas são acompanhados pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional

O contato com a natureza estabelece uma ligação com o meio ambiente e a convivência com as pessoas. Envolvida nessa reflexão para garantir a segurança alimentar dos sergipanos, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) têm desenvolvido hortas comunitárias nos Espaços Cuidar Santa Maria e Bugio, em Aracaju.
A horta comunitária é uma modalidade de horta urbana produzida em espaços coletivos. As sementes dos alimentos são plantadas por voluntários de modo a proporcionar mais bem-estar à comunidade. O estabelecimento de hortas comunitárias tem como objetivo promover o restauro da biodiversidade, valorizar o espírito comunitário entre os moradores do bairro, e garantir segurança alimentar.
“Nesses espaços são incentivadas e adotadas práticas produtivas agroecológicas. Para tanto, é importante lembrar que as práticas agroecológicas têm como base os princípios ecológicos e sustentáveis. Dentre eles está o respeito aos recursos naturais”, explicou a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), Sabrina Oliveira.
No Espaço Cuidar Santa Maria, a horta comunitária já faz parte do cotidiano dos moradores. Milho, pimentão, alface, tomate e couve são alguns dos alimentos colhidos, e os participantes já estão comercializando os itens na Feira da Agricultura Familiar da Seasic desde o mês de julho.
A secretária da Seasic, Érica Mitidieri, exaltou a iniciativa. “É com muita alegria que vemos os alimentos colhidos na horta comunitária do Santa Maria incrementando a alimentação das famílias envolvidas, e também possibilitando a geração de renda. Além de oportunizar a troca de experiências, servindo como um equipamento facilitador da Segurança Alimentar e redução da pobreza, um dos nossos propósitos enquanto governo”, declarou.
Bem-Estar
Entre as participantes da horta comunitária está dona Iolanda, moradora do bairro Santa Maria. Ela relatou que após participar das atividades com o plantio e a colheita, no Espaço Cuidar, sua saúde melhorou muito. “Gosto muito de fazer parte das atividades do espaço e a horta é a que mais gosto. Aqui eu me sinto muito bem”, contou.
A diretora Sabrina Oliveira informou que a equipe da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Seasic) tem realizado encontros periódicos para incentivo e sensibilização dos moradores do Bugio, visando a implantação de uma horta no Espaço Cuidar do bairro.













