Seasc reforça parceria com municípios para melhorar a gestão de recursos na Assistência Social

Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) participou, na manhã desta quinta-feira, 19, da 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB)

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) participou, na manhã desta quinta-feira, 19, da 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada no auditório da Fundação de Saúde de Sergipe (Funesa). O encontro reuniu gestores municipais para debater e alinhar estratégias em relação à Política da Assistência Social, além de apresentar o inovador Sistema de Cofinanciamento.

O sistema, apresentado durante a reunião, representa um avanço significativo na gestão de recursos da Assistência Social. De acordo com a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, o sistema foi desenvolvido para facilitar o envio do Plano de Ação, Plano de Trabalho, acompanhamento da execução e prestação de contas dos recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas) para os Fundos de Assistência Social dos Municípios. “Esse avanço é fundamental para garantir o financiamento dos serviços de proteção social básica, especial e benefícios eventuais socioassistenciais”, explica.

A importância desse sistema foi destacada pela secretária de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro, Aida Almeida Santos de Santana. “Foi um sistema bem feito, um sistema que foi discutido com os municípios, os municípios foram ouvidos, houve um entendimento das coisas que precisavam, dos pontos que precisavam ser melhorados para que esse sistema realmente seja eficiente e eficaz na hora que nós estejamos preenchendo as informações necessárias para essa prestação de contas desses recursos que são cofinanciados para os municípios”, aponta.

O secretário de Assistência Social de Nossa Senhora de Lourdes e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Ricardo Marques, destacou que o sistema representa uma vitória e simplifica o processo de prestação de contas, que antes era manual e desuniformizado. Ele observou que o sistema não apenas otimiza a prestação de contas, mas também serve como uma ferramenta de planejamento da execução dos recursos, reduzindo a burocracia.

A Reunião da CIB, que faz parte da política da assistência social, é um canal crucial de comunicação entre o Estado e os municípios. A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, ressaltou o compromisso do governo em aproximar-se cada vez mais das gestões municipais. “O governo está aqui para ser parceiro, buscar e trazer resultados para a população. Esse trabalho é de construção conjunta entre Estado e municípios, que precisam estar juntos”, conclui.

Última atualização: 24 de outubro de 2023 10:41.

Pular para o conteúdo