Política Ser Criança amplia diálogo entre escola e comunidade com construção de treinamento a educadores

Iniciativa é uma realização das Secretarias de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania e da Educação, e reflete compromisso compromisso do Governo de Sergipe com a primeira infância

Com o intuito de fortalecer as atividades desenvolvidas no Plano de Ação das Creches, as Secretarias de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e da Educação (Seed) realizaram uma reunião para alinhar o desenvolvimento de uma capacitação destinada aos educadores que atuam nesses espaços escolares, nesta terça-feira, 9. Por meio da Política Estadual de Atenção Integrada à Primeira Infância – Ser Criança, que acolhe crianças sergipanas de 0 a 6 anos, oferecendo um plano estruturado com atividades lúdicas, recreativas, educativas e de assistência social.
 
Segundo a diretora da Primeira Infância, Helga Muller, a iniciativa nasceu a partir das necessidades identificadas durante as escutas realizadas pela equipe da Diretoria da Primeira Infância da Seasic, em parceria com o Núcleo de Educação da Primeira Infância (Nepi), diretamente nas creches.
 
“Estamos construindo esse trabalho de forma gradual e com muito cuidado. Hoje discutimos a realização de uma qualificação com ações intersetoriais, que envolvam educação infantil e primeira infância. A ideia é estimular cada território a elaborar seu próprio plano de ação, valorizando saberes ligados ao meio ambiente, sustentabilidade, brincar, saúde, cidade e cidadania. Assim, fortalecemos a creche como um espaço vivo de interação com a comunidade”, destacou.
 
Na mesma direção, a representante da Seed, Lívia Anjos, reforçou a importância da parceria entre as secretarias para transformar ideias em práticas cotidianas. “O objetivo é apoiar a elaboração de planos de ação locais que integrem a criança em diferentes dimensões, como meio ambiente, sustentabilidade, atividades lúdicas, saúde e cidadania. Essa discussão nos permite reconhecer as creches como espaços de inclusão e de construção coletiva”, declarou.

Última atualização: 12 de setembro de 2025 08:32.

Acessar o conteúdo