Além dos cartões CMais, a população participou ativamente das atividades e serviços disponibilizados pela Seasic

O município de Malhador foi cenário da primeira entrega dos cartões CMais Vale Gás Sergipano dos primeiros beneficiários, nesta sexta-feira, 21, durante a realização da 43ª edição do ‘Sergipe é aqui’. O momento foi marcado pela presença dos técnicos da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), que acolheram o público beneficiado com informações sobre o uso do auxílio.
A secretária de Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, afirmou que a nova modalidade do CMais vem para ampliar e reforçar o compromisso do Governo de Estado com mais dignidade e qualidade de vida para os sergipanos. “Com o Cartão CMais Vale Gás, buscamos dar uma resposta rápida e eficiente para que as famílias possam preparar seus alimentos com dignidade. É importante destacar que tal medida também acompanha o caráter social, já que busca não só suprir a necessidade imediata de gás de cozinha, mas também estimular a economia local ao permitir que as famílias façam as compras em estabelecimentos credenciados na rede de distribuição”, pontua a gestora.
A iniciativa e seus beneficiários
A modalidade CMais Vale Gás tem como objetivo atender as famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a lei 9612/2025, o cartão poderá ser utilizado para a compra de gás de cozinha em estabelecimentos cadastrados, permitindo que as famílias beneficiadas possam realizar a troca do gás sem custos, minimizando as dificuldades causadas pelo aumento constante dos preços do produto.
As pessoas que receberam o Cartão Cmais Vale Gás na primeira fase elogiaram a iniciativa. A jovem dona de casa Josivania de Souza recebeu o cartão com alegria e destacou o momento oportuno da entrega. “Quando meu sobrinho comentou no grupo da família sobre o benefício, não perdi tempo e logo busquei fazer a inscrição. Foi uma felicidade enorme saber que tinha sido contemplada, pois chegou em boa hora para ajudar na aquisição do gás de cozinha, algo que é tão importante para nós donas de casa”, relata.
Assim como ela, Marileide Conceição Silva Santos ficou emocionada ao receber o benefício. “Esse cartão é uma benção. Estou aqui junto com a minha nora, pois foi ela que me avisou sobre o benefício e estimulou a fazer a inscrição. Sou dona de casa e não tenho renda fixa, além das cocadinhas que faço para tirar um extra. Com o benefício, vai ajudar bastante a cozinhar para a família. Chegou no momento certo”, conta.
De acordo com a diretora de Proteção Social, Cristiana Leite, com o cartão CMais Vale Gás, o Governo do Estado mostra que está atento às necessidades do seu povo, buscando aliviar os impactos econômicos que afetam o cotidiano de boa parte da população.
Na ocasião, também foram entregues os cartões CMais Ser Criança. Ao longo do mês, a Seasic realiza a entrega do benefício nos municípios sergipanos de forma gradual, respeitando a ordem de cadastramento e a localização das famílias.
“O programa CMais, além de ser uma importante ação no combate à insegurança alimentar, também reafirma o compromisso do Governo do Estado em oferecer soluções efetivas para os desafios enfrentados pelas famílias em situação de vulnerabilidade”, acrescentou a secretária Érica Mitidieri.
Mais ações
Ao longo de toda a manhã, o povo de Malhador participou de diversas ações e atividades que envolvem os eixos norteadores das políticas públicas da Seasic: primeira infância, direitos humanos, assistência social, segurança alimentar, intersetorial e moradia.
Com a Diretoria de Direitos Humanos presente, a Seasic levou serviços de emissão da CIN inclusiva para pessoas com deficiência (PcD), crianças neurodivergentes, idosos e pacientes em tratamento oncológico. Com o Espaço Diversidade, a Seasic conversou com a população sobre o enfrentamento à LGBTfobia.
Para as crianças presentes, o Espaço Inclusão pela Arte trouxe atividades que envolve artes visuais e pintura. Já com as crianças menores, a Diretoria da Primeira Infância realizou brincadeiras com o intuito de saber as necessidades delas e saber quais os meios para aplicar com as políticas públicas voltadas à primeira infância com êxito.
Ainda na 43ª edição do ‘Sergipe é aqui’, a Seasic promoveu ações voltadas à inclusão, cidadania e segurança alimentar. Foram realizadas oficinas de hortas urbanas e aproveitamento integral dos alimentos, e a escuta da população por meio do programa Ciranda Sergipe, identificando demandas para futuras ações no município.
Entre as ações expositivas, a Diretoria de Segurança Alimentar e Inclusão Produtiva, em parceria com os produtores rurais da agricultura familiar do município, fizeram uma mostra dos produtos fornecidos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade compra com doação simultânea. O objetivo da exposição é apresentar um recorte da produção agrícola familiar dos alimentos adquiridos pela Seasic, por meio do PAA, para as instituições e comunidades beneficiadas do município e região.
























