Novos supervisores participam de apresentação do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz

Encontro promovido pela Seasic reforça importância da atuação integrada no cuidado e desenvolvimento das crianças

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), realizou nesta segunda-feira, 6, a apresentação do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz para novos supervisores municipais. O encontro, realizado na sede da Seasic, reuniu representantes de oito municípios: São Cristóvão, Itabaiana, Riachão do Dantas, Laranjeiras, Carmópolis, Nossa Senhora das Dores, Poço Redondo e Nossa Senhora de Lourdes.

O Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal, executada em parceria com estados e municípios, que tem como foco o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, fortalecendo vínculos familiares e comunitários por meio de visitas domiciliares e acompanhamento contínuo das famílias.

Durante o encontro, os participantes conheceram as principais diretrizes do programa e o sistema E-PCF, além de discutirem a importância do papel dos supervisores e visitadores. Segundo o coordenador do programa em Sergipe, Leandro Praxedes, o momento foi de integração e aprendizado.
“Vamos trabalhar várias temáticas. Apresentamos o programa, o sistema E-PCF, os pilares da visita domiciliar e das visitas nos municípios, reforçando a importância de cada supervisor e visitador na execução local”, disse.

A secretária da Assistência Social, Érica Mitidieri, destacou que a formação continuada é essencial para o fortalecimento das ações da Primeira Infância no estado. “O Programa Primeira Infância no SUAS é uma das políticas mais transformadoras que temos, porque cuida da base da vida. Esses encontros fortalecem o trabalho das equipes e garantem que cada município atue de forma integrada, oferecendo às nossas crianças o cuidado e a atenção que elas merecem. Estamos construindo uma rede cada vez mais sólida de proteção e desenvolvimento infantil”.

A supervisora Verônica Vieira, de Poço Redondo, avaliou positivamente o momento de aprendizado. “Achei a capacitação muito boa, porque tiramos dúvidas e nos capacitamos para exercer nossa função com mais competência”, afirmou. Neste ano, já foram realizadas duas capacitações do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, contemplando todos os 70 municípios sergipanos que aderiram à iniciativa. Em agosto, o Governo de Sergipe também promoveu o II Seminário Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, no Complexo Cultural Gonzagão, em Aracaju, reunindo gestores, técnicos e profissionais da área em um grande momento de troca de experiências e fortalecimento das políticas voltadas à Primeira Infância.

Última atualização: 6 de outubro de 2025 16:11.

Ir para o conteúdo