Inclusão produtiva e serviços de assistência social marcam edição do ‘Sergipe é aqui’ em São Francisco

Seasic esteve presente na 47ª edição do evento para democratizar acesso a serviços fundamentais.

 Fotos: Jhonny Oliveira

Localizado na região do baixo São Francisco, o município de São Francisco foi capital de Sergipe nesta terça-feira, 13, em mais uma edição do ‘Sergipe é aqui’. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic)  levou diversos serviços para promover inclusão social e cidadania à população local, com ações que impactam a vida dos moradores do município.

O principal objetivo do programa do Governo do Estado é descentralizar os serviços públicos, promovendo aos municípios atendimentos e acesso a serviços de toda a estrutura administrativa estadual. Em São Francisco, a população teve a oportunidade de participar de iniciativas como acolhimento social, além de fazer inscrição e atualização no Cadastro Único, entre outras ações.

A Seasic também realizou na cidade a entrega de 39 cartões para novas famílias atendidas pelo programa CMais, nas modalidades Ser Criança e Vale Gás, atividades recreativas e escuta qualificada com a Diretoria da Primeira Infância. 

Foram disponibilizados ainda o projeto ‘Inclusão pela Arte’, a Roda de Conversa Intersetorial, com foco no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), orientações sobre segurança alimentar e nutricional, informações sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o projeto Mão Amiga, uma oficina de hortas suspensas, e a emissão da Carteira de Identidade Nacional Inclusiva, voltado para pessoas com deficiência, idosos, pacientes em tratamento oncológico, autistas e pessoas com fibromialgia. Na oportunidade, a Seasic também promoveu atividades dinâmicas para as crianças.
 
Inclusão e desenvolvimento

A participação de famílias produtoras no estande da inclusão produtiva evidenciou a força da agricultura familiar e a importância dos espaços comunitários para a geração de renda. Com a produção de alimentos como beiju, arroz e outras comidas típicas, alimentos da agricultura familiar, artesanato e outros arranjos produtivos locais, pequenos produtores encontraram no espaço  uma oportunidade concreta de escoamento e valorização de seus produtos.

Mariany dos Santos, moradora da região de São Francisco, esteve no estande, onde expôs seus produtos como beijus e bolos.  “Com certeza dá uma visibilidade maior e ajuda na renda”, afirmou, destacando a importância do evento para o fortalecimento da economia local.

Já Irene dos Santos, também moradora do município, é artesã e produz materiais à base de palha, como vassouras e abanos. Para ela, o estande foi a chance de aumentar o alcance do trabalho realizado: “É sempre bom ter espaços para expor nosso trabalho, para que possa ser visto por outras pessoas. Um evento como esse, com tantas pessoas, é uma ótima oportunidade para isso”, celebrou a artesã. 

Cine Pop

Durante o evento, o Cine Pop, espaço coordenado pela Seasic, exibiu curtas que abordam temas como a origem dos direitos humanos, sua aplicação na legislação brasileira e a importância do respeito à diversidade. As produções têm como foco o público infanto-juvenil, promovendo debates sobre cidadania, bullying e inclusão social a partir de histórias que retratam diferentes vivências dentro do ambiente escolar, como destaca a coordenadora de Políticas Públicas em Defesa das Crianças e Adolescentes, Adriana Morais.

“Apresentamos curtas falando sobre direitos humanos, a história de como surgiram e para quem são os direitos humanos, passando pela Declaração Universal até a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente,” explicou Adriana. 

Inclusão e diversidade
 
Outro importante espaço promovido pela Seasic foi o estande da diversidade, voltado para discutir temas relacionados à população LGBQIAPN+, como diversidade sexual e de gênero. A comerciante Priscila de Araújo sublinhou a relevância da iniciativa: “É importante ter uma política de assistência para a população LGBTQIAPN+, com espaços de debate e reflexão como esse, que tem um papel educativo para a cidade”, evidenciou.
 
Rosário do Catete

O ‘Sergipe é aqui’ vai continuar levando serviços e valorizando o povo sergipano em cada canto do estado. A 48ª edição do programa vai ser realizada em Rosário do Catete nesta sexta-feira, 16, e a Seasic estará presente, reforçando o seu compromisso com a descentralização de serviços públicos e garantia de inclusão e cidadania, conforme enfatizou a secretária de Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri.

“A presença da Seasic no ‘Sergipe é aqui’ vai além de oferecer serviços — é sobre cuidar de pessoas, ouvir de perto e transformar histórias. Cada atendimento é uma chance de garantir dignidade e esperança. Ver a gratidão nos olhos de quem é acolhido nos dá ainda mais motivação. Nosso compromisso é com a vida das pessoas, e é isso que guia todo o nosso trabalho”, destacou..

Última atualização: 14 de maio de 2025 06:41.

Acessar o conteúdo