Terceira edição dos encontros regionais foi realizada em Capela e debateu serviços socioassistenciais para a primeira infância em Sergipe
Dando continuidade à agenda de encontros regionais para integração do Programa Criança Feliz (PCF) com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e Trabalho (Seit) reuniu os municípios do leste sergipano, na última quarta (30). O município de Capela foi escolhido para sediar o evento, que contou com troca de experiências e conhecimentos, para integração de equipes e serviços socioassistenciais voltados para a primeira infância.
De acordo com Andréa Dória, gerente de Proteção Social Básica do SUAS em Sergipe, os encontros regionais são importantes para estreitar as relações entre os municípios e Estado. “Esse encontro representa a integração entre o Sistema único de Assistência Social (SUAS) e o programa Criança Feliz. Participam técnicos dos serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), supervisores do ‘Criança Feliz’, técnicos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. É, portanto, um espaço de construção coletiva, onde a perspectiva é integrar os trabalhos sociais em prol das famílias”, afirmou.
A secretária de Assistência Social de Capela, Carla Melo, expressou satisfação com a realização do encontro no município e disse que é uma oportunidade de trazer melhorias para a região. “Ficamos muito felizes, pois essa união é fundamental para discutirmos e entendermos a política da assistência social [SUAS] e, principalmente, o programa ‘Criança Feliz’, que é um programa novo e de suma importância para a nossa sociedade. Para nós, enquanto SUAS, é fundamental debatermos e vermos quais são nossos novos objetivos, para que a política pública possa realmente acontecer em nossa região”, disse.
INTEGRAÇÃO EM PROL DA INFÂNCIA
Cerca de 80 pessoas participaram do evento, que reuniu dez municípios que compõem a região do leste sergipano: Capela, Siriri, General Maynard, Pirambu, Rosário do Catete, Japaratuba, Divina Pastora, Carmópolis, Maruim e Santa Rosa de Lima. O encontro cumpre as ações definidas no Plano de Apoio Técnico aos municípios (Diálogo SUAS) elaborado pela SEIT e pactuado pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que estabelece ações do órgão estadual destinadas aos municípios para discutir o papel da primeira infância, realizar a integração entre os serviços do SUAS e a troca de conhecimentos através da construção coletiva, com oficina realizada ao final do encontro.
Para a psicóloga e técnica do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Japaratuba, Viviane Carvalho Leal, esse é o momento de troca com outros técnicos e gestores para levar melhorias aos municípios. “Quanto mais conhecimento a gente adquirir, melhor iremos conseguir desempenhar o nosso trabalho. O programa ‘Criança Feliz’ tem diversas ações boas para colocarmos em nosso município. Este encontro nos fez agregar mais conhecimento, foi um momento para conhecermos a realidade de cada município e ver o que podemos trazer e captar da experiência dos outros para o nosso trabalho”, ressaltou.
A técnica do PAIF de Capela, Lésia dos Santos, também participou do encontro e disse que, além da integração entre municípios e Estado, o evento proporcionou a elaboração de estratégias para o fortalecimento de vínculos das famílias beneficiárias do programa. “Este encontro busca aumentar a integração entre os serviços para obtermos um ganho no atendimento do programa ‘Criança Feliz’. Apesar de ser um programa novo, o ‘Criança Feliz’ já vem promovendo a vinculação das mães e familiares responsáveis pelas crianças e também contribui muito para o trabalho que o PAIF realiza, que é o fortalecimento de vínculos de uma maneira muito natural, possibilitando um trabalho de convivência”.
Até o final de novembro, os Encontros Territoriais para Integração do Programa Criança Feliz (PCF) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ocorrerão também nas regiões Centro-Sul, Médio-Sertão, Alto-Sertão e Grande Aracaju, totalizando em oito encontros do evento.
|Fotos: Pritty Reis