Programa de Aquisição de Alimentos assegura alimentação da população em vulnerabilidade socioeconômica

Com os propósitos de fortalecer a agricultura familiar e gerar emprego, renda e desenvolvimento da economia local, o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), executa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ação do governo federal que contribui para reduzir a insegurança alimentar e nutricional.
Em Sergipe, a Seasic é responsável por realizar a compra direta de alimentos dos agricultores familiares e destiná-los a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Em 2023, a pasta reestruturou o PAA no estado como uma política pública fundamental para o fomento da agricultura familiar, por meio da inclusão social e econômica dos agricultores, bem como para assegurar o acesso à alimentação adequada pelas populações em vulnerabilidade socioeconômica. Já neste ano, a secretaria seguiu a execução do programa com o apoio de 495 agricultores, entregando a 193 entidades o que é coletado, totalizando cerca de 892.757,39 quilos de alimentos entregues até o final de julho. Foram R$ 5 milhões investidos em 2024.
Segundo a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, a parceria com o governo federal contribui para a boa destinação dos recursos. “Infelizmente, ainda há muitas pessoas passando fome no país inteiro, e para que isso não aconteça em nosso estado, o Governo de Sergipe busca executar o nosso papel de garantir a segurança alimentar dos sergipanos com transparência e eficiência. Nesse contexto, programas como o PAA fazem esse papel muito bem, pois além de doar esses alimentos, incentivamos a produção deles na agricultura local”, destaca.
De acordo com o técnico do programa na Seasic, Antônio Gomes, o PAA tem um objetivo claro e relevante socialmente. “O que fazemos é comprar de quem tem para doar para quem não tem. São vários alimentos: macaxeira, milho verde, abóbora, coco, couve e mais uma série de produtos para garantir a segurança alimentar e também oferecer uma alimentação balanceada”, enfatiza.
Para quem recebe as doações, os alimentos são a garantia de que terá comida na mesa para toda a família. O presidente da Associação de Moradores Povoados Boa Esperança de Própria, Dinaldo Veira do Santos, indica como os alimentos recebidos impactam na realidade das famílias assistidas. “Estou muito grato de receber o PAA. É de grande importância para nossas famílias que precisam desses alimentos. É a primeira vez que estou recebendo através do Governo do Estado, que está de parabéns, que continue vindo mais e mais pela frente”, explica.









