Espaço Cuidar Santa Maria promove encontros terapêuticos com participação dos moradores do bairro

Iniciativa integra as ações de bem-estar promovidas pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania

Roda de conversa alusiva ao Setembro Amarelo / Fotos: Ascom Seasic

O cuidado com a saúde mental é um dos pilares fundamentais para o bem-estar do ser humano. E ela não está limitada às questões dos sentimentos e anseios individuais, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde mental relaciona-se com uma rede de fatores que envolve as habilidades pessoais, a saúde física, o apoio social, condições de vida individual e comunitária.

Entre as ações voltadas à formação de vínculos, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) promove encontros terapêuticos semanais com os moradores do bairro Santa Maria, no Espaço Cuidar da localidade. A coordenadora Wilyane Sales relata que a criação do grupo terapêutico veio a partir da necessidade dos participantes em elucidar dúvidas sobre ansiedade e depressão. 

“O grupo terapêutico é uma ação de inclusão e responsabilidade social com a comunidade. Entendemos que o Espaço Cuidar está a serviço da comunidade para oferecer cidadania, aliado a todas as políticas públicas da Seasic. E a saúde mental é fundamental para o convívio social e para a cidadania”, afirma a coordenadora.

O Ministério da Saúde entende que a saúde mental é influenciada pelo ambiente ao redor, ou seja, ela resulta da interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Logo, o grupo terapêutico é uma importante ferramenta psicossocial para o compartilhamento de experiências e aprender uns com os outros.

O grupo

Durante os encontros do grupo terapêutico, que acontecem nas dependências do Espaço Cuidar Santa Maria, são abordados vários temas de acordo com os anseios dos participantes. Dentre os já discutidos destacam-se: objetivos de vida, problemáticas que enfrentam em família, vivências de cada um, dentre outras situações fruto das experiências.

A psicóloga responsável, Raquel Amparo, explica que o propósito do grupo é fortalecer os laços, a fim de incluir as pessoas em atividades da comunidade, integrá-las à sociedade e à família, com o intuito delas levarem uma vida cada vez mais plena sem tanto sofrimento psíquico. 

“O grupo terapêutico vem para movimentar o espaço, fazendo com que o olhar das pessoas participantes brilhe, para que elas voltem a ter esperança, a ter perspectiva, encontrarem novas amizades e criarem um novo ciclo de relações, que trazem o engrandecimento e o fortalecimento da pessoa, e com ela mesma, como também com a sociedade e a família”, explica a psicóloga.

Para participar do grupo, os interessados podem procurar diretamente a coordenação do Espaço Cuidar Santa Maria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, que encaminhará para o atendimento psicológico. Com a psicóloga, será identificado se o candidato se enquadra ao perfil do grupo. No momento, o Espaço Cuidar conta com um grupo terapêutico para adultos, com perspectiva de ampliação para a criação de mais um voltado aos adolescentes.

Última atualização: 11 de setembro de 2024 13:43.

Acessar o conteúdo