Direitos básicos foram levados à população do município

Levando direitos básicos e ações lúdicas para a população, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) foi até Divina Pastora, na região leste do estado, para a 37ª edição do Sergipe é Aqui, nesta quinta-feira, 5. Entre os serviços prestados pela secretaria estavam ações informativas sobre direitos humanos, segurança alimentar, atualização e cadastro no CadÚnico, inclusão, cidadania e primeira infância.
A secretária de estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, expõe a gratidão pela oportunidade em se aproximar da população e atender suas demandas. “Além de aproximar os cidadãos dos serviços públicos, tivemos a chance de dialogar e compartilhar momentos. O nosso propósito em realizar o Sergipe é Aqui é aproximação com a população dos quatro cantos do estado”, complementa a secretária.
Serviços
A Seasic mobilizou uma grande equipe de diversas áreas para levar assistência, cidadania, inclusão e informação sobre direitos humanos e atenção à primeira infância.
Dentre as ações desenvolvidas pela Seasic estavam presentes a emissão da CIN inclusiva de forma gratuita para pessoas com deficiência (PCD), idosos, pacientes em tratamento oncológico e pessoas com fibromialgia, rodas de conversa com a comunidade LGBTQIAPN+ sobre o direcionamento para retificação de nome e gênero, atividades lúdicas com crianças através da Inclusão pela Arte e o Cine POP dos Direitos humanos, com a exibição de filme e dinâmica. Houve também apoio técnico do Cadastro Único, Bolsa Família e a apresentação e oferta de informações sobre o Programa Mão Amiga e rodas de conversa voltadas para a agricultura familiar e economia solidária.
A diretoria da primeira infância promoveu a escuta de crianças entre 4 e 6 anos de idade, com roda de conversa multiprofissional e orientações para futuras escutas. Todas essas ações visam aplicar com mais eficiência às políticas públicas voltadas aos pequenos sergipanos.
Escuta qualificada
Realizada todas as edições do Sergipe é Aqui, a escuta qualificada com crianças de 4 a 6 anos é um momento de troca de experiências com as crianças do município, onde elas expõem suas necessidades, para que a Seasic possa aplicar com mais eficiência às políticas públicas voltadas para a primeira infância
“A cada edição do Sergipe é Aqui nós aprendemos coisas novas. Hoje aqui em Divina Pastora nós compartilhamos com as crianças momentos lúdicos, e a partir das brincadeiras e atividades que desenvolvemos absorvemos essas experiências e convertemos isso em um relatório para se obter o diagnóstico sobre a situação da primeira infância nesse município”, enfatiza Helga Mengel, diretora de atenção à primeira infância da Seasic.









