Crianças do Povoado Cajueiro, em São Cristóvão, participam da abertura da Vila da Criança

A ação faz parte do cronograma de visitação e estímulo da criação de memórias afetivas da infância promovido pela Seasic

Crianças do Povoado Cajueiro participam da abertura da Vila da Criança // Fotos : Irla Costa/Seasic

Brincadeiras e diversão marcaram a abertura da Vila da Criança, na noite da segunda-feira, 7, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju. E para deixar esse momento ainda mais especial, as crianças do Povoado Cajueiro, da cidade de São Cristóvão, foram convidadas pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) para curtirem o evento em seu primeiro dia. 

Entre as crianças está Gracielle Gonzaga, conhecida como Nina entre os amigos e familiares, que caprichou no penteado e no ‘look’ para ir à Vila da Criança. Muito à vontade e ativa, a menina participou de várias atividades da diversificada programação. “Gostei muito de conhecer o lugar. Estou brincando bastante. Tudo é muito colorido e com muita coisa para se divertir”, afirmou.

A Vila da Criança conta com uma programação que inclui atividades culturais, lúdicas, recreativas e artísticas, além de um teatro e um cinema que funcionarão diariamente. O espaço funciona das 17h às 22h, até o dia 26 de outubro. Ao longo das próximas semanas, as crianças poderão se divertir com: Arena Gamer, teatro, cinema, parque de diversões com brinquedos acessíveis, casas temáticas e minicidade, praça de alimentação e espaços lúdicos, além de espaços de recreação. O acesso ao local é gratuito.  

Para a diretora de Inclusão e Direitos Humanos da Seasic, Isabel Ferreira, a realização do evento vem para fortalecer os laços entre os visitantes com o brincar num espaço em que as crianças se divertem e são incluídas. “A Vila da Criança traz inclusão e acessibilidade. A proposta da Seasic é possibilitar às crianças um universo lúdico, em que ela possa colocar o seu brincar, a sua fantasia para o mundo”, enfatiza.

Durante o período de funcionamento da Vila, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania tem programado uma série de visitas de crianças, oriundas de instituições socioassistenciais e/ou que estão em situação de vulnerabilidade social, para momentos de lazer e brincadeiras. “A visita faz parte do nosso objetivo em tornar acessível às crianças lembranças de uma infância feliz. Na Vila da Criança, possibilitamos a construção de memórias afetivas e que depois se tornem adultos com essas referências”, frisou Isabel.

A senhora Marlene Costa de Andrade, integra um grupo de voluntários de uma ação social no Povoado Cajueiro, destacou a importância da visita das crianças no espaço. “Aqui as crianças estão compartilhando momentos e uma história. Enquanto brincam, elas também constroem laços de afeto e respeito umas com as outras”, declarou.

Atrações para criancas de todas as idades

A Vila da Criança conta com uma programação repleta de atrações artísticas e lúdicas, como: teatro, cinema, Arena Gamer, Aquário de Recreação, parque de diversões com opções de brinquedos acessíveis, casas temáticas e Minicidade. No Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, a vila terá atividades especiais, como o Bloquinho da Criança e apresentações musicais de ex-participantes do reality show The Voice Kids.

O espaço ainda tem praça de alimentação, espaços para economia criativa e solidária, fraldário, sala de amamentação, além dos serviços de apoio e segurança.

Serviço

A Vila da Criança é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasic) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com patrocínio do Banese e apoio da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Netiz e Energisa.

Última atualização: 9 de outubro de 2024 09:15.

Ir para o conteúdo