Encontro realizado na sede da Seasic reuniu representantes de diversas secretarias estaduais

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) sediou, na manhã desta quarta-feira, 16, mais uma reunião do Comitê Intersetorial da Primeira Infância – SER CRIANÇA. O encontro teve como foco o acompanhamento das metas do Plano Estadual da Primeira Infância (PEPI), a apresentação do Painel de Indicadores da Primeira Infância e a troca de experiências entre secretarias parceiras.
O comitê reúne representantes de diversos órgãos do Governo de Sergipe com o objetivo de articular, monitorar e fortalecer políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos. Estiveram presentes na reunião representantes das secretarias estaduais de Saúde (SES), Educação (Seed), Esporte e Lazer (Seel), Turismo (Setur), Desenvolvimento Urbano (Sedurbi), Meio Ambiente (Semac), Planejamento (Seplan), Mulheres (SPM), além da Superintendência da Juventude (Superjuv) e da Seasic.
A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou que o sucesso das políticas para a primeira infância depende da articulação entre as pastas e do compromisso com a implementação do plano. “A primeira infância precisa ser prioridade para todos nós. O Comitê é uma instância estratégica que reúne saberes, diagnósticos e responsabilidades de várias áreas. A Seasic tem se empenhado para que as ações do plano avancem e, com esse esforço coletivo, estamos conseguindo dar passos importantes para transformar a realidade das crianças sergipanas”, afirmou.
Durante a reunião, o Observatório de Sergipe, vinculado à Seplan, apresentou o Painel da Primeira Infância, ferramenta de monitoramento que reúne indicadores divididos em quatro eixos: demografia, saúde, educação e assistência social. Os dados, atualizados e organizados por município, visam apoiar o planejamento estratégico das ações voltadas à infância.
A superintendente de Estatística e Gestão de Dados do Observatório, Hérica Silva, explicou como o painel foi construído a partir do processo de elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância. “Todos os indicadores foram discutidos nas etapas de construção do PEPI. No painel, temos dados demográficos que mostram a distribuição das crianças de 0 a 6 anos nos municípios, além de 12 indicadores da saúde, dois da educação e dois da assistência social. Essa ferramenta nos ajuda a acompanhar a evolução das políticas públicas para a primeira infância em todo o estado”, destacou.

Para a diretora da Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde, Adriana Figueiredo, o monitoramento intersetorial é essencial para o avanço das políticas públicas. “Um dos principais eixos para que um planejamento dê certo é, justamente, o monitoramento. Esses momentos de reunião nos fazem manter as ações da primeira infância no nosso radar. É uma oportunidade de conhecer as iniciativas das outras secretarias e refletir sobre o que ainda precisa avançar”, ressaltou.

Representante da Diretoria de Desporto Educacional da Seel, Graziele Santos reforçou a importância da produção de dados para subsidiar decisões. “O encontro do comitê é de grande relevância. O painel com os dados da primeira infância nos dá uma noção de como está se comportando esse público no estado. Com isso, conseguimos propor ações mais eficientes e focadas nas reais necessidades da população da primeira infância em Sergipe”, complementa.










