Ciranda Sergipe leva serviços de cidadania, saúde e inclusão a Laranjeiras com novidades para mulheres e artesãos

Programa da Seasic ofertou atendimentos sociais, Implanon, Cabide Social e emissão da Carteira do Artesão no município

O município de Laranjeiras recebeu, nesta terça-feira, 10, mais uma edição do programa Ciranda Sergipe, iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) que reúne serviços essenciais e garante o acesso da população a direitos, cidadania e inclusão social.

Durante a ação, foram oferecidos atendimentos já consolidados do programa, como orientações sobre programas sociais, carreta da saúde do homem, da mulher e o Opera Sergipe, atualização do Cadastro Único, atendimentos do Cartão Mais Inclusão (CMais), contação de histórias para crianças, ações de segurança alimentar e serviços de cuidado pessoal, a exemplo do ‘Cabide Social’, que disponibiliza roupas gratuitamente à população em situação de vulnerabilidade.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou o caráter integrado da ação. “O Ciranda Sergipe é uma política que aproxima as ações de cuidado do Governo das pessoas. Aqui, em Laranjeiras, reunimos serviços de forma completa, com atenção especial à saúde da mulher, à cidadania e à geração de renda. Nosso compromisso é garantir que esses direitos cheguem de maneira acessível e humanizada”, afirmou.

Nesta edição, duas novidades ampliaram o alcance do programa Ciranda Sergipe. Uma delas foi a oferta gratuita do implante contraceptivo Implanon, método de longa duração voltado à saúde das mulheres, promovendo autonomia, planejamento familiar e prevenção de gestações não planejadas. A outra foi a emissão e entrega da Carteira Nacional do Artesão, em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), garantindo reconhecimento profissional e fortalecendo a geração de renda no município.

Uma das beneficiárias do serviço de saúde foi Bruna Daniele Brandão de Carvalho, que ressaltou a importância do acesso ao Implanon durante a ação. “Tenho três filhos e passei por três cesarianas. Coloquei o Implanon porque precisava dessa segurança. Agora tenho tranquilidade, não preciso mais me preocupar todo mês. É um método de três anos e isso muda tudo. Antes, só existia na rede particular, então foi uma ótima novidade saber que o SUS está oferecendo”, relatou.

A economia criativa local também ganhou espaço na ação. Representante da Associação das Costureiras e Artesãs do bairro Pedra Branca, a artesã Edivânia Batista ressaltou a importância da participação no Ciranda Sergipe. “Para nós, é maravilhoso ter esse espaço. Muitas vezes não temos um ponto fixo de venda, então eventos como esse são fundamentais, porque é daqui que sai a nossa renda. Estar no Ciranda Sergipe é uma grande oportunidade para mostrar nosso trabalho e fortalecer a associação”, contou.

Além dos serviços de saúde e inclusão produtiva, ações de cuidado e dignidade também marcaram a iniciativa. Beneficiária do programa Cabide Social, Maria Nice dos Santos enfatizou o impacto positivo do atendimento para o filho. “Esse serviço ajuda muito. Meu filho gosta de futebol e esse tênis vai ajudar muito ele a brincar. Para a gente, é um apoio importante”, destacou.

Para Valdelice Moniz Viana, que também participou da ação, a possibilidade de acessar diversos serviços em um único espaço faz a diferença. “Aproveitei para resolver várias coisas. Fiz escova no cabelo e meu filho também cortou o dele. É uma oportunidade muito boa, principalmente porque reúne vários serviços no mesmo lugar”, avaliou.

O Ciranda Sergipe segue percorrendo os municípios sergipanos com o objetivo de fortalecer a rede de proteção social, promover inclusão e garantir direitos, levando serviços essenciais diretamente à população e reafirmando o compromisso do Governo de Sergipe com políticas públicas que transformam vidas.

Última atualização: 11 de fevereiro de 2026 16:06.

Acessar o conteúdo