Ano inicia com ações de inclusão por meio da música no Espaço Cuidar Bugio

Ação da Seasic promove inclusão social e fortalecimento de vínculos por meio da musicalização no Espaço Cuidar Bugio

O ano começou com ações de inclusão social por meio da música no Espaço Cuidar Bugio, iniciativa do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). A primeira aula de musicalização de 2026 reuniu uma turma com participantes de diferentes idades, evidenciando o impacto da música na vida dos sergipanos atendidos pelas políticas públicas estaduais.

A aula de musicalização com foco em percussão tem como objetivo levar a música à comunidade como ferramenta de transformação social, integrando as ações do Governo de Sergipe voltadas à inclusão, ao fortalecimento de vínculos e à promoção da cidadania. Atualmente, a turma conta com 17 alunos presentes e 30 inscritos, entre crianças, adolescentes e idosos, que, entre tambores, atabaques e pandeiros, vivenciam experiências que vão além do aprendizado musical.

Os Espaços Cuidar, equipamentos do Governo de Sergipe executados pela Seasic, consolidam-se como locais de conhecimento, capacitação e oportunidades, com portas abertas para a comunidade. Por meio de oficinas, cursos e aulas, esses espaços contribuem para a mudança da rotina de famílias sergipanas, fortalecendo vínculos e promovendo inclusão social nos territórios.

A oficina de musicalização é conduzida pelo pedagogo Valtenisson Sahá, que atua nos quatro Espaços Cuidar da capital sergipana, dentro das ações do Governo de Sergipe voltadas à educação, cultura e inclusão social. O educador relata que sua relação com a música começou ainda na infância, por influência da família e da igreja, onde teve o primeiro contato com o violão e, ao longo do tempo, passou a dominar outros instrumentos e compartilhar seus conhecimentos.

“Desde pequeno tive essa intimidade com a música. Venho de uma família de músicos, por parte de mãe, e tudo começou na igreja, acompanhando minha mãe nos ensaios. O violão foi meu primeiro instrumento e, a partir daí, não parei mais. Descobri que tinha aptidão para outros instrumentos e também para ensinar. Acredito que o conhecimento não deve ser guardado, precisa ser compartilhado. É isso que faço aqui, com esse grupo tão diverso”, destacou.

O contato com a música vai além do aspecto sonoro e impacta diretamente na qualidade de vida dos participantes, fortalecendo ações do Governo de Sergipe voltadas ao cuidado integral. Clemildo Santos, de 61 anos, integra a turma e relata os benefícios das aulas para a rotina e a saúde.

“Envolve muitas coisas importantes, cultura, arte e saúde. Ajuda muito quem enfrenta problemas como depressão e questões emocionais. Participar de algo assim melhora a saúde, complementa os tratamentos e traz bem-estar. A música ensina cultura, ensina a cantar, a tocar, a dançar. É algo que transforma”, afirmou.

Para Diná Silveira coordenadora do Espaço Cuidar Bugio, a iniciativa reforça o papel social da música nas políticas públicas estaduais.

“A música entra como uma ferramenta de transformação social, estimulando o trabalho em equipe, a cooperação, a autoestima e o sentimento de pertencimento. É mais uma ação do Governo de Sergipe, executada pela Seasic, trazendo atividades que fortalecem a comunidade”, destacou.

A iniciativa evidencia a potencialidade das ações do Governo de Sergipe, por meio da Seasic, ao utilizar a cultura e a música como instrumentos de inclusão, cuidado e fortalecimento social, promovendo impactos positivos que se refletem na vida das pessoas e no desenvolvimento das comunidades.

Espaço Cuidar transforma realidades e fortalece comunidades

O Espaço Cuidar é uma iniciativa do Governo de Sergipe, executada pela Seasic, voltada ao acolhimento e à atenção integral de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. O projeto oferece atendimento humanizado, orientação social e encaminhamentos para serviços essenciais, fortalecendo a rede de proteção e cuidado nos territórios.

O impacto do Espaço Cuidar nas comunidades está na ampliação do acesso às políticas públicas do Governo de Sergipe, no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e na promoção de mais dignidade, segurança e qualidade de vida para a população atendida. A atuação próxima às comunidades contribui para a redução das desigualdades e para a construção de redes de apoio mais efetivas.

Última atualização: 8 de janeiro de 2026 16:28.

Acessar o conteúdo