Entrega de bolsas produzidas por mulheres reforça ações de geração de renda no Espaço Cuidar Bugio

Ação da Seasic em parceria com Seteem e Banese une capacitação, produção e inclusão produtiva

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou, nesta quarta-feira, 7, uma ação voltada à qualificação profissional e geração de renda de mulheres no Espaço Cuidar Bugio, reafirmando o compromisso do Governo de Sergipe com a inclusão produtiva e a autonomia feminina.
 
A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e do Banese, fortalecendo a execução das ações da Seasic e ampliando o alcance das políticas de inclusão produtiva no estado.
 
A ação reafirma o compromisso da Seasic com a promoção da inclusão social e da autonomia econômica das mulheres, transformando qualificação em oportunidade, renda e dignidade por meio de políticas públicas que geram impacto real na vida das famílias sergipanas.

Por meio da iniciativa, 18 mulheres participaram do curso de costureira, com duração de dois meses. Após a etapa de formação, as participantes passaram a colocar o aprendizado em prática, produzindo mais de mil bolsas, confeccionadas com o apoio do Banese, com expectativa de alcançar cinco mil unidades até a conclusão da produção.
 
As bolsas confeccionadas pelas próprias participantes integram os kits entregues durante a ação, reforçando o protagonismo das mulheres em todas as etapas do processo, da qualificação à produção final, e consolidando a geração de renda a partir do trabalho desenvolvido.

A ação integra as políticas públicas da Seasic voltadas à qualificação social e profissional, oferecendo oportunidades concretas para mulheres em situação de vulnerabilidade social que buscam uma alternativa de renda e independência financeira. O trabalho segue em andamento e já apresenta resultados efetivos, unindo capacitação, produção e inclusão.
 
Após a formação, veio a prática: trabalho realizado, demanda atendida e renda gerada. A iniciativa transforma conhecimento em oportunidade e valoriza o talento das mulheres atendidas pelos serviços da assistência social.
 
Para a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, investir na qualificação feminina é fortalecer o desenvolvimento social do estado.
“Um estado forte passa pelas pessoas. Quando oportunizamos a qualificação e garantimos meios para que as mulheres conquistam autonomia por meio do trabalho, promovemos uma transformação real e necessária”, destacou.
 
A coordenadora do curso de costura, Márcia Carvalho, ressaltou o impacto social da ação. “Trabalhar juntas, ver cada bolsa ganhar forma e perceber o brilho de esperança no olhar dessas mulheres mostra que essa iniciativa vai além da renda: ela constrói futuro”, afirmou.
 
Para Maria Solete de Santana Guimarães, de 45 anos, uma das costureiras beneficiadas com a iniciativa, a ação da Seasic representa um recomeço. “Depois de seis anos desempregada, fiz o curso de costura e tive a oportunidade de confeccionar bolsas. Esse trabalho chegou em um momento difícil e trouxe uma renda muito importante pra mim”, relatou.

Última atualização: 13 de janeiro de 2026 08:51.

Acessar o conteúdo