Sergipe realiza primeira entrega do PAA Quilombola e fortalece a segurança alimentar em comunidades tradicionais

Iniciativa histórica beneficia 100 famílias com alimentos produzidos por agricultores quilombolas

Sergipe deu um passo histórico no fortalecimento das políticas de segurança alimentar e de promoção da igualdade étnico-racial com a realização da primeira entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Quilombola no estado. A ação beneficiou diretamente 100 famílias quilombolas dos territórios Patioba e Alagamar, no município de Japaratuba, no leste sergipano, garantindo o acesso a alimentos saudáveis e valorizando a produção das comunidades tradicionais.

A entrega marcou o início da execução de uma modalidade específica e recente do PAA, criada para atender exclusivamente agricultores, entidades e territórios quilombolas. Com foco territorial e regras próprias, o PAA Quilombola é executado por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea e integra o novo marco legal do programa, estruturado a partir de 2023, que reconhece povos e comunidades tradicionais como público prioritário nas compras públicas de alimentos.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, enfatizou o impacto direto da ação na vida das famílias beneficiadas. “É uma alegria estar aqui e saber que essa entrega garante 14 quilos de alimentos para cada família. Agradeço ao Governo Federal e a todo o time da Seasic. É a união de todos que fazem esse programa que nos permite dar mais um passo importante e fazer a diferença na vida dessas famílias”, afirmou.

Dignidade e protagonismo

Representante do Quilombo Patioba, Mel Melo evidenciou o caráter simbólico e transformador da iniciativa. “Hoje é histórico por ser um PAA específico para os quilombolas, uma política que beneficia as mulheres, em especial. Agradeço ao Governo Federal e ao Governo de Sergipe. É um sonho que nós conquistamos”, ressaltou.

Para o coordenador do PAA em Sergipe, Luiz Campos, a ação simboliza o reconhecimento da força da agricultura quilombola no estado. “Esse é um momento histórico que reflete a força e a dedicação dos agricultores quilombolas de Sergipe. Mais de cem famílias estão sendo beneficiadas, recebendo uma variedade de produtos que garantem uma alimentação adequada e fortalecem as comunidades dos quilombos Patioba e Alagamar”, destacou.

A representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Rosane Cunha, destacou o protagonismo feminino presente na ação. “É um evento emocionante por ver a liderança das mulheres quilombolas e acompanhá-las realizando seus sonhos. É um acontecimento marcante para Sergipe e para o Brasil”, pontuou.

Na avaliação da coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Seasic, Ianne Cavalcante, o PAA Quilombola reafirma o compromisso do Governo de Sergipe com a justiça social. “Esse programa demonstra o comprometimento do Estado com o avanço das políticas de igualdade étnico-racial. É o fortalecimento das comunidades quilombolas com mais justiça e dignidade, especialmente para as mulheres”, ressaltou.

Nesta primeira entrega, foram distribuídos 1.500 quilos de alimentos, incluindo bolo de ovos, macaxeira, polpas de frutas como goiaba, abacaxi e mangaba, banana, biscoito de goma e farinha. A entidade recebedora foi a Associação Quilombola do Povoado Patioba, reforçando o papel das organizações comunitárias na execução das políticas públicas.

Com o início do PAA Quilombola em Sergipe, o estado avança na consolidação de uma política pública que alia segurança alimentar, valorização da agricultura familiar quilombola e promoção da igualdade racial, colocando no centro das ações públicas o direito humano à alimentação adequada e o fortalecimento dos territórios tradicionais.

Última atualização: 30 de dezembro de 2025 09:24.

Acessar o conteúdo