Evento reúne representantes dos estados brasileiros, celebra os 20 anos do SUAS e marca a primeira vez do encontro em Sergipe

Aconteceu, nesta quarta-feira, 16, em Aracaju, a Mesa de Abertura do 67º Encontro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social (Fonaceas). O evento teve início na última terça-feira, 15, e seguirá até a sexta-feira, 18, no campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit), reunindo representantes dos Conselhos Estaduais de Assistência Social dos 26 estados e do Distrito Federal. Esta é a primeira vez que Sergipe sedia um encontro do Fonaceas, e marca um momento simbólico: a celebração dos 20 anos de criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ocorrida ontem, durante o primeiro dia da programação.
Durante a mesa de abertura, autoridades e representantes da sociedade civil destacaram a importância do evento para o avanço das políticas públicas e para o fortalecimento dos conselhos de assistência social em todo o país.
A secretária estadual da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância de Sergipe sediar o evento e defendeu a necessidade de aproveitar a oportunidade para debater o financiamento adequado para a efetividade das políticas públicas. “É uma construção muito importante e estamos muito felizes em receber esse evento no nosso estado. Inclusive, no congresso, tem uma pauta que é o orçamento para os SUAS. Não dá para criar política pública sem orçamento. A PEC 383 precisa ser aprovada. Assim como Saúde e Educação têm orçamento próprio, a Assistência Social também precisa ter”, enfatizou.
Érica destacou, ainda, o compromisso do Governo de Sergipe com o cofinanciamento da assistência social, que foi ampliado durante a atual gestão. “Isso representa o compromisso do nosso governador e da nossa gestão em fazer a política pública chegar de fato na ponta e transformar a realidade das pessoas”, afirmou.

Diretora do SUAS na Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e vice-presidenta do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-SE), Cristiana Leite ressaltou o simbolismo do evento acontecer em Sergipe, em um ano tão marcante. “Hoje, mais uma vez, estamos nesse evento com o apoio da Seasic e do Governo do Estado. É um momento maravilhoso, estamos fortalecendo cada vez mais as políticas públicas dentro do nosso estado e do nosso país”, complementou.

A presidenta do Fonaceas, Simone Oliveira, reforçou a importância da mobilização nacional. “Esse espaço é muito importante para fortalecer o SUAS, a assistência social que acolhe as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Agradecemos ao governador de Sergipe e à Seasic pelo acolhimento e por compreenderem o impacto da assistência na vida das pessoas”, pontuou.

Representando os trabalhadores do SUAS, a presidente do Sindicato das Assistentes Sociais da Bahia, Marleide Santos, celebrou o caráter integrador do Fonaceas. “Esse Fonaceas é mais para crescermos, nos fortalecer. Todo o Brasil está aqui. Quem ganha é o estado que acolhe. O SUAS ganha, o usuário de Sergipe ganha e todos nós que viemos até aqui, também”, frisou.

Um dos momentos mais emocionantes da manhã foi o depoimento de Maria Francisca da Silva, representante dos usuários do SUAS. Ela compartilhou sua trajetória de superação por meio das políticas públicas e da participação social. “Entrei no artesanato porque vi uma oportunidade para cuidar do meu filho. Hoje, sou voluntária, dou oficinas, ensino outras mulheres. Faço isso com muito amor. Estar no conselho me permitiu ajudar outras pessoas e ser ajudada, também. Só quem vive a realidade sabe a importância do SUAS”, relatou.

Programação
Na terça-feira, primeiro dia do evento, foram realizados o credenciamento dos participantes e os debates sobre o regimento interno do Fonaceas, além da celebração pelos 20 anos do SUAS.
Nesta quarta-feira, além da mesa de abertura, os participantes assistiram à Palestra Magna sobre “Financiamento e Orçamento do SUAS”, ministrada pelo coordenador do Fundo Estadual da Assistência Social de Sergipe, Renan Vieira.
Na quinta-feira, 17, a programação será voltada a oficinas práticas, com foco em metodologias participativas para o monitoramento da política de assistência social e estratégias de articulação intersetorial.
A programação segue até a sexta-feira, 18, com oficinas e plenária final. Na ocasião, serão aprovadas as resoluções construídas ao longo do encontro e entregues os certificados de participação.









