Neópolis recebe a 38ª edição do ‘Sergipe é aqui’ com ações da Seasic

Ações de inclusão, segurança alimentar e Direitos Humanos fortalecem políticas públicas para a população

Fotos: Júlia Costa/Seasic

Nesta quinta-feira, 23, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) foi ao município de Neópolis para as atividades da 38ª edição do ‘Sergipe é aqui’. A secretaria apresentou ações relacionadas aos Direitos Humanos, segurança alimentar, assistência social e à primeira infância.

Pela Diretoria de Direitos Humanos, a secretaria ofereceu o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional – CIN inclusiva para pessoas com deficiência (PCD’s), crianças neurodivergentes, idosos e pacientes em tratamento oncológico, no qual eles saem com a CIN pronta na hora. Além disso, a diretoria esteve com o ‘Espaço Diversidade’, com palestras sobre o enfrentamento à LGBTfobia e atividades de inclusão pela arte com as crianças das escolas municipais.

A secretária da Seasic, Érica Mitidieri, destacou a importância das ações desenvolvidas pelo Governo de Sergipe no município de Neópolis. “A presença da Seasic no Sergipe é aqui reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir que os serviços cheguem a todos os municípios sergipanos, promovendo inclusão, cidadania e acesso a direitos fundamentais para a população mais vulnerável. Essas ações são essenciais para fortalecer as políticas públicas e garantir que cada cidadão tenha oportunidades e suporte adequados”, afirmou.

No Cine Pop dos Direitos Humanos, as crianças tiveram um bate-papo e assistiram filmes lúdicos sobre a importância do respeito e dos Direitos Humanos. Além disso, aprenderam um pouco sobre a Língua Brasileira de Sinais. A coordenadora de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Adriana Moraes, destacou a importância do Cinepop na conscientização dos jovens sobre temas fundamentais, como os Direitos Humanos. “Estamos mais uma vez aqui na edição do Cinepop, trazendo uma temática muito importante: os Direitos Humanos para crianças e adolescentes. Nosso objetivo é fortalecer o quanto é essencial o respeito à diversidade, especialmente diante do crescimento de casos de bullying em diversos ambientes. As crianças e adolescentes precisam compreender a importância do respeito às diferenças para que possamos construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, contou.

Pela Diretoria de Segurança Alimentar, ocorreu a apresentação de informações e esclarecimentos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a explanação do imagético, semáforo nutricional e grau de processamento de alimentos e a oficina de segurança alimentar. Tais atividades serviram de muito aprendizado para todos os que participaram, assim como ofereceram oportunidade à secretaria de melhor entender a necessidade do município por meio desses diálogos. Com isso, a diretoria proporcionou, ainda, a oficina de segurança alimentar para a população. Na ocasião, o público pode aprender como fazer um risoto de abóbora.

Logo após, a Diretoria de Proteção Social realizou a roda de conversa intersetorial para fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com um espaço aberto para escuta do município, a fim de melhorar a atuação do sistema em Neópolis. Já a Diretoria da Primeira Infância realizou uma escuta com crianças entre 4 e 5 anos para entender suas necessidades dentro do município e poder aplicar com mais eficiência às políticas públicas voltadas à primeira infância. 

“Mesmo sendo um público com idade inferior em comparação a outras edições do Sergipe é aqui, as crianças demonstraram grande capacidade de expressão por meio dos desenhos e das demais propostas que lhes foram apresentadas. Foi gratificante ver como cada uma conseguiu transmitir seus sentimentos e compreender a importância dos temas abordados”, explicou a assistente administrativa da Diretoria da Primeira Infância, Samara Santos.

Última atualização: 24 de janeiro de 2025 08:40.

Acessar o conteúdo