Moradores da zona norte aprovam emissão da CIN Inclusiva no Espaço Cuidar Bugio

Em outubro, a Secretaria da Assistência Social realizou a turnê da CIN Inclusiva no local com participação ativa do população

Fotos: Irla Costa

Em continuidade às ações de promoção da cidadania e dos direitos humanos, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou, na manhã desta quarta-feira, 4, a entrega de Carteiras de Identidade Nacional (CIN) na modalidade inclusiva à comunidade da zona norte de Aracaju. Os documentos foram cadastrados durante a passagem da unidade móvel da CIN Inclusiva pelo Espaço Cuidar Bugio. 

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destaca que a atualização da CIN é uma ação de fortalecimento da cidadania da população, pois é por meio do documento que as pessoas têm acesso às políticas públicas. “Com a unidade móvel da CIN Inclusiva, temos mais uma ferramenta em ação para que cada cidadão se sinta reconhecido, valorizado e amparado pelo Estado. A entrega das Carteiras de Identificação Nacional é um marco importante para a inclusão e cidadania, reforçando nosso compromisso em garantir que todos os cidadãos tenham acesso a um documento que lhes assegure direitos e facilite a sua integração na sociedade”, declarou.

O feirante José Augusto Santana elogiou o bom atendimento da equipe da Seasic e a rapidez na entrega da CIN. “Fiquei sabendo pelo pessoal do Espaço Cuidar e trouxe os documentos no dia da ação, e em poucas semanas recebi a carteira aqui mesmo no bairro”, relatou. 

Já Vera Lúcia dos Santos Ferreira destacou a facilidade de atualizar o documento sem precisar se deslocar para a região central da cidade. “É muito bom para mim fazer a carteira de identidade no meu bairro e não precisar sair para conseguir o atendimento. O pessoal foi muito atencioso, desde o cadastro até a entrega do documento”, disse. 

Sobre a CIN
A Carteira de Identidade Nacional é um documento de padrão nacional e número único válido em todas as unidades da federação. Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Na Seasic, há um posto com atendimento inclusivo. O serviço é gratuito e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, na sede da pasta, localizada na Hermes Fontes, 2120, no bairro Luzia. Para emitir o documento, é necessário estar com o CPF e a certidão de nascimento ou outras certidões, caso a pessoa seja casada, divorciada ou viúva.

Última atualização: 5 de dezembro de 2024 08:55.

Acessar o conteúdo