Paternidade Positiva é tema de nova ação de fortalecimento da Primeira Infância

Governo de Sergipe reuniu prefeitos, representantes das gestões municipais e integrantes das equipes de transição no lançamento do programa “Papai tá aqui”

Fotos: Irla Costa

O cuidado com os pequenos sergipanos é um dos propósitos do Governo do Estado. A Política Estadual da Primeira Infância tem consolidado esse objetivo de forma estratégica e intersetorial. Na manhã desta segunda-feira, 18, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) lançou mais uma iniciativa de fortalecimento à política pública por meio do estímulo da paternidade afetiva num ambiente seguro e com referências positivas – o programa “Papai tá aqui”.

Como pasta executora das ações, a Seasic reuniu representantes de diversos municípios sergipanos para uma apresentação do programa que contou com a presença das instituições sociais Fundação Van Leer, Urban 95, Espaço ÀRA e Allma Hub, via videoconferência. 

Para a secretária de estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, as crianças são pequenos cidadãos com direitos que devem ser assegurados com responsabilidades para o seu desenvolvimento e crescimento saudável.”Políticas públicas sensíveis à primeira infância fazem a diferença. E o programa Papai tá aqui traz a paternidade afetiva para integrar à família como um dos atores sociais necessários no desenvolvimento da criança, pois valoriza o compromisso dos pais na vida dos seus filhos”, declarou a secretária.

Durante a cerimônia, prefeitos, secretários municipais e integrantes das equipes de transição dos recentes gestores executivos eleitos estiveram presentes. A primeira infância é um dos temas que atravessam de forma transversal as ações do governo. 

Nesse sentido, a representante do Brasil da Fundação Van Leer, Claudia Vidigal, destacou o comprometimento da Seasic com as crianças e articulação com os municípios. “É muito importante o envolvimento dos municípios e contar com a presença dos atuais prefeitos e as equipes de transição, porque demonstra o compromisso de Sergipe com a Primeira Infância. Porque a vida se realiza nos municípios e tê-los conosco nesse momento é de grande importância para que os resultados sejam alcançados”, ressaltou. 

Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou o papel dos municípios para o desenvolvimento do programa. “O ‘Papai tá aqui’ é um importante programa de inclusão e estimula os pais a participarem ativamente da educação, da convivência e da formação da criança. De forma multidisciplinar, o programa envolve a relação entre pais e filhos para que juntos possam construir laços fortes e para além da estatística do abandono parental”, reflete. 

O “Papai tá aqui” está alinhado à política da primeira infância e será desenvolvida de forma conjunta com os seguintes municípios: Aracaju, Estância, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro.

Sobre o programa

O Papai Tá Aqui” é um programa de formação para homens, que incentiva a paternidade positiva. O projeto, que é uma parceria do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, com a  Fundação Van Leer, Urban 95, Espaço ÀRA e Allma Hub, e será executado nos municípios sergipanos. O programa busca reforçar a importância da participação ativa dos homens no ambiente familiar e no cuidado com a própria saúde e bem-estar.

Última atualização: 19 de novembro de 2024 08:57.

Acessar o conteúdo