Assistência Social promove ações de Outubro Rosa para servidoras e comunidades atendidas no Espaço Cuidar

Foram disponibilizados exames preventivos, consulta ginecológica e orientação de saúde com profissionais multidisciplinares

Fotos: Irla Costa

O mês de outubro é marcado mundialmente pela campanha de combate ao câncer de mama, que busca promover a conscientização sobre a doença e contribuir para um maior acesso aos serviços de diagnósticos. Com o intuito de fortalecer esse movimento de autocuidado com o corpo feminino e o diagnóstico precoce, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realiza, ao longo do mês, ações com o foco na prevenção. A iniciativa foi iniciada com as próprias servidoras da pasta e, ao longo deste mês, será estendida às mulheres atendidas nas unidades do Espaço Cuidar.

“O Outubro Rosa é um momento de reflexão e para cuidar de si. É muito importante trazer conscientização aos nossos espaços Cuidar e servidores sobre o câncer de mama, principalmente para as mulheres que desempenham um papel muito importante no cuidado de tantas pessoas. Essa programação foi pensada para que elas sejam o alvo do cuidado, com exames preventivos, consulta ginecológica e orientação de saúde com profissionais multidisciplinares”, explica a secretária da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri.

Ao longo do dia, na última segunda-feira, 14, as servidoras da Seasic contaram com serviços de massagem, orientação nutricional, consulta médica com ginecologista, ultrassom mamária e transvaginal, palestra, atualização do cartão de vacina, exame rápido de glicemia e aferição da pressão arterial. Para realização da ação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) disponibilizaram profissionais e equipamentos.

Para a colaboradora Daniela Menezes, do setor de Prestação de Contas, a disponibilidade dos serviços é uma ótima oportunidade para saber mais sobre o cuidado com a alimentação. “É um momento muito importante, que faz com que as pessoas se preocupem um pouco mais com a sua saúde e possam ter mais conhecimento sobre o que está acontecendo sobre o próprio corpo“, declarou. 

A médica ginecologista Glícia Ramos destacou que o Outubro Rosa é um momento mais significativo para a mulher cuidar de si, porém esse cuidado deve durar o ano inteiro, diariamente. “É uma campanha muito significativa, porque a gente se volta para a prevenção do câncer de mama. Voltamos as nossas atenções para conscientizar sobre o autoexame, sobre conhecer o seu corpo e entender os seus sinais”, ressalta.

Nesta quarta-feira, 16, será a vez do Espaço Cuidar Santa Maria receber os serviços de saúde e atividades de conscientização sobre o câncer de mama, a partir das 8h.

Última atualização: 15 de outubro de 2024 14:28.

Acessar o conteúdo