Secretaria de Inclusão, Assistência Social e do Trabalho realiza oficinas e roda de conversa com funcionárias da Fundação Renascer

A programação ‘Todxs Por Todas’ realizada pelo governo do Estado, em alusão ao mês da mulher, teve continuidade nesta segunda-feira (18), na Fundação Renascer. As funcionárias participaram de uma série de atividades levadas pelas técnicas do departamento de Direitos Humanos da secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (DIDH/Seit), como oficina de turbante, auto-maquiagem e cuidados com a pele, além de uma sessão de yoga do riso e da apresentação teatral do Grupo de Arte da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Em paralelo às oficinas, o encontro proporcionou a realização de uma roda de conversa para debater o papel da mulher no mundo de trabalho ao longo das últimas três décadas, a sua importância para o desenvolvimento democrático e social do país, a luta por direitos iguais e a valorização da diversidade cultural e religiosa no âmbito social. Iyá Sônia Oliveira, referência técnica para povos e comunidades tradicionais da DIDH Seit, pontuou os avanços conquistados ao longo desse período, mas ressaltou que é preciso manter a luta para que não haja retrocessos. “A nossa luta deve manter-se constante. Uma busca incansável pelo melhor relacionamento no ambiente de trabalho, melhoria da nossa saúde mental, e, sobretudo, respeito para com o próximo”.

Ainda segundo ela, a proposta da oficina de turbantes é disseminar a compreensão de que, apenas respeitando e entendendo a diversidade cultural e religiosa é possível trabalhar por um futuro mais promissor. “É muito bom perceber que a história, o simbolismo e os tipos de turbantes despertaram o interesse das funcionárias da Fundação Renascer. Juntas, conseguiremos desmistificar alguns pensamentos, como o que apenas pessoas que estão doentes utilizam esse acessório. O turbante é uma forma a mais de proporcionar conforto, proteção e beleza às mulheres”, disse.

O riso também contribui diretamente para a promoção da qualidade de vida. Rir, mesmo que sem motivos, ajuda no fortalecimento da alma. É o que garante Aline Soares, gerente de articulação de redes da DIDH/Seit e líder de Yoga do Riso. Segundo ela, a atividade contribui também para a melhoria da postura corporal e da respiração. “É uma técnica que aprendemos e estamos compartilhando sempre uma vez por semana. Desta vez estivemos na Renascer para repassar essas experiências e avaliarmos como as mulheres contribuem para que as coisas boas possam acontecer”.

Incentivadora do evento e responsável por convidar pessoalmente o público alvo, a assistente social e funcionária da Fundação Renascer, Joíra Lacerda, destacou a necessidade de se lutar contra o preconceito e a retirada de direitos. “Esses eventos contribuem para que possamos discutir ideias e ações com caráter progressista. Nenhum direito a menos e respeito para com o próximo. Essas são as nossas principais bandeiras. Todas adoraram a atividade, com certeza, ao final do encontro ficou a sensação de dever cumprido, deixando um gosto de quero mais”, concluiu.

Última atualização: 19 de março de 2019 09:29.

Pular para o conteúdo