Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania participa do Workshop voltado para a Primeira Infância no TCE/SE

“Primeira Infância é da Nossa Conta” foi tema de Workshop que reuniu instituições, prefeitos e Governo 

Fotos: Mikaella Costa

Na manhã desta terça-feira, 9, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) participou do Workshop “Primeira Infância é da Nossa Conta”, que aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). O Workshop, dirigido aos gestores municipais sergipanos, é uma realização do Pacto Estadual da Primeira Infância, firmado entre o Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), a Assembleia Legislativa (Alese), o Tribunal de Justiça (TJSE), os ministérios públicos do Estado (MPESE) e de Contas (MPCSE), a Defensoria Pública (DPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE).

O governador Fábio Mitidieri marcou presença e destacou as ações do Governo do Estado dedicadas à assistência e proteção à primeira infância. “O Governo de Sergipe tem feito a sua parte. Lançamos o Ameei para construção de 75 creches em tempo integral com até 300 crianças por unidade, com investimentos de R$ 400 milhões. Também temos a ampliação da Pediatria no Huse e no Hospital Santa Isabel e a Lei da Primeira Infância, além das políticas de vacinação. Com o Alfabetizar pra Valer, estamos dando suporte a 1.031 escolas municipais, com a remuneração dos monitores. Queremos, então, em conjunto com todos os atores aqui presentes, apontar soluções e construir o futuro, reforçando as políticas da Primeira Infância”, ressaltou. 

A primeira-dama e secretária da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, compôs uma das mesas de trabalho do Workshop com a temática “Desafios e iniciativas da atenção à primeira infância” e reforçou o compromisso do Programa Ser Criança, bem como inúmeras ações da Seasic dedicadas à Primeira Infância. “Estamos aqui com pessoas preocupadas e comprometidas em fazer com que nossas crianças tenham um futuro melhor e para isso, a intersetorialidade é importantíssima! Precisamos estar conectados e unidos dentro desse único propósito, para que consigamos, para que funcione e que a gente possa montar uma rede preparada para acolher a nossa criança, para saber direcionar essa criança, isso é fundamental, é uma construção”, enfatizou a primeira-dama.

O Workshop surgiu da união de esforços entre essas diversas instituições e teve como um dos principais objetivos a adesão dos prefeitos ao Pacto Sergipano pela Primeira Infância. “Minha profunda gratidão pela oportunidade de estarmos realizando um encontro desta importância, é um momento de união e compromisso. Todos nós aqui presentes reconhecemos a importância de garantir um presente e futuro digno para nossas crianças. O poeta Khalil Gibran soube interpretar, como poucos, a importância desse momento na vida das pessoas, ele escreveu: ‘As crianças são como pequenas plantas, elas crescem de acordo com o que lhes é oferecido’. Portanto, cabe a todos nós, enquanto órgãos fiscalizadores, enquanto sociedade, enquanto seres humanos, fornecer o solo fértil no qual as nossas crianças possam florescer e alcançar todo o seu potencial”, ressaltou a presidente do TCE/SE, a conselheira Susana Azevedo.

Última atualização: 22 de abril de 2024 11:23.

Pular para o conteúdo