Seasc participa do Lançamento do movimento Pacto Contra a Fome

Movimento debate propostas para erradicação da fome e busca reduzir o desperdício de alimentos no Brasil

O Governo de Sergipe, por meio da secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, participou do lançamento do Movimento Pacto Contra a Fome, ação promovida pela sociedade civil, ocorrida em São Paulo na manhã desta terça-feira, 23.

O movimento tem como finalidade reduzir o desperdício de alimentos no país e entre suas metas está o objetivo de que nenhuma pessoa passe fome no país até 2030. A segunda meta é que, até 2040, todas as pessoas se alimentem bem.

Desde o início da pandemia a fome cresceu no país, que em 2014 chegou a deixar o mapa da fome da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, oito anos depois, a ONU anunciou o retorno do país a essa condição. Segundo a organização, a prevalência da insegurança alimentar grave atingiu 15,4 milhões de brasileiros, ou seja, 7,3% da população, entre os anos de 2019 e 2021.

A secretária Érica Mitidieri fala que esse é o momento de unir forças para avançar no combate à fome. “Nós vamos unir dados e tecnologia, somando saberes, para que as nossas ações sejam mais efetivas, com articulação entre os setores, utilizando estudos, diagnósticos e planejamento”, declara Érica. 

O movimento conta com apoio de lideranças do governo, da academia, do empresariado, de entidades não governamentais e religiosas, de maneira suprapartidária.

 Premiação 

O lançamento também contou com a apresentação do ‘Prêmio Pacto Contra a Fome’, em cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura  (FAO).

A premiação quer dar visibilidade e reconhecer iniciativas que ajudem no combate à fome e na luta contra o desperdício de alimentos. Para participar é necessário cadastrar o projeto em questão.

O período de inscrição será de 23 de maio até 10 de julho. O anúncio das seis iniciativas vencedoras será feito em outubro e os ganhadores receberão R$ 100 mil cada.

Última atualização: 24 de maio de 2023 11:44.

Pular para o conteúdo