Fundação Renascer e SEIAS celebram três anos da Casem com apresentações artísticas

Evento aconteceu na segunda-feira, 29, e contou com a presença de gestores e artistas sergipanos

Unidade modelo em socioeducação, a Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (Casem), administrada pela Fundação Renascer, completou três anos de atividade na última segunda-feira (29). Inaugurada em 2018, a Casem acolhe 84 adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Nos diversos espaços da unidade, os jovens participam semanalmente de oficinas de música, artesanato e artes plásticas, capoeira, teatro, informática e manutenção de computadores, além de aulas escolares e atividades esportivas. A Fundação Renascer é vinculada à Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS).

Ao longo da tarde festiva, os socioeducandos realizaram apresentações musicais e teatrais, com a peça ‘Só Ria’ e o grupo de percussão da unidade, além de prestigiarem o show dos artistas sergipanos Chiko Queiroga e Antônio Rogério. “É muito gratificante celebrar os três anos dessa unidade, que foi construída para ser modelo e está sendo referência, devido à estrutura que oferece, além de cumprir tudo o que se preconiza com relação à educação, ao esporte, lazer e cultura. A Casem está preparada, não só em termos de estrutura física como também em equipe profissional, para executar de maneira adequada as medidas socioeducativas”, ressaltou o diretor da unidade, Rodrigo Oliveira da Silva.

Desde sua abertura, a Casem traz uma nova proposta de socioeducação, destaca o presidente da Fundação Renascer, Wellington Mangueira. “A proposta desse espaço objetiva mostrar aos jovens que é preciso estudar e interagir para buscar a ressignificação de suas vidas. É um processo longo, mas esses jovens nos dão e nos darão muito orgulho, a exemplo de egressos que já estão trabalhando com carteira assinada. Esse é o nosso propósito. Nesse momento de esforço coletivo, todos nós que fazemos parte da Fundação Renascer agradecemos e celebramos esses três anos de muito trabalho com amor, que dedicamos a esse espaço e a todos que fazem parte dele”, celebrou Mangueira.

Bons resultados
Os socioeducandos D. N. S. e A. S. V., ambos de 16 anos, celebraram também os avanços que alcançam diariamente com as atividades das quais fazem parte na unidade, a exemplo do grupo de teatro e do time de futsal. “Está sendo uma ótima experiência para arejar um pouco a mente, por estar estudando e é muito bom. Eu quero continuar sempre com o teatro. Tem outras atividades que a gente faz também e isso acaba nos livrando de pensamentos ruins”, disse A. S. V. “Para mim, tem sido uma experiência inovadora, pois tem me mostrado mais caminhos para mudar minha vida. Eu participo de esportes, do Programa Jovem Aprendiz, do teatro”, contou o jovem D. N. S.

Na ocasião, ocorreu também a final do campeonato de futsal, em que os times receberam quatro conjuntos de fardamentos, doados através da Superintendência de Esportes e Federação Sergipana de Futsal. “Enquanto entidade que regula a modalidade, a gente prontamente acatou a solicitação da Casem e intervimos junto à Superintendência para que a gente pudesse, nessa comemoração dos três anos da unidade socioeducativa, trazer uma estética padronizada aos times. É uma grata satisfação, não só enquanto representante da Federação, mas também como jovem desportista que sou, ver que demos a nossa parcela de contribuição para esses jovens que estão tendo a oportunidade de serem assistidos aqui dentro”, contou Antônio Gabriel da Silva Bastos, diretor de relações institucionais da Federação Sergipana de Futsal.

Construção de vida
Para o diretor operacional da Renascer, Antônio Carlos Viana, além de celebrar o aniversário da Comunidade, é necessário relembrar o caminho percorrido para o alcance do sucesso, com os bons resultados que a unidade tem apresentado ao longo desses anos. “É importante lembrar da luta que travamos para construir este espaço e para mantermos essa estrutura desde 2018, voltada para abrigar esse quantitativo de adolescentes e tentar construir na cabeça de cada um deles que existem outras formas de organização social e de participação na sociedade. É isso que buscamos e foi por isso que lutamos lá atrás”, pontuou Viana.

A parceria entre a Fundação Renascer e a SEIAS foi destacada pela secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social, Lucivanda Nunes, que também participou do evento. “Faço um profundo agradecimento a toda equipe da Fundação Renascer. Para mim, é uma grande honra compartilhar de uma pasta junto a essa equipe, que me traz a certeza de que juntos somos fortes. Nós, que fazemos parte da gestão do Governo de Sergipe estamos verdadeiramente comprometidos com a socioeducação. E eu, enquanto gestora da pasta de Inclusão e Assistência, sigo no propósito da busca pela garantia de direitos, e de ouvi-los sobre oportunidades de melhoria. A experiência da Casem tem nos mostrado que é possível construir um mundo melhor para vocês e para as suas famílias”, afirmou Lucivanda aos jovens.

Presenças
A comemoração contou com a prsença de diversos diretores da SEIAS, a exemplo da diretora de Inclusão e Direitos Humanos (DIDH/SEIAS), Lídia Anjos, além de Conceição Moraes Prado, da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) representando a juíza Iracy Mangueira, e Kaká Andrade diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

“A importância de participar deste evento é perceber que quando existe vontade e determinação por parte da gestão para realizar projetos, mesmo em meio a tantas dificuldades, é possível vencer as barreiras. É de suma importância que uma unidade como esta, que completa três anos e é referência no Brasil, seja exaltada e celebrada. O Governo do Estado, através da SEIAS e Fundação Renascer, está de parabéns. Que essa unidade se transforme numa célula a ser multiplicada em outros municípios sergipanos. É muito gratificante fazer parte de um governo que acredita que através da ressocialização podemos fazer a diferença”, finalizou Kaká Andrade.

Fotos: Pritty Reis

Última atualização: 1 de dezembro de 2021 09:52.

Pular para o conteúdo