Evento discutiu perspectivas sobre investimentos e formação de mão de obra qualificada
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) participou na manhã desta segunda-feira, 24, do Workshop “Diálogos de Energia”, que discutiu o potencial energético e capacitação no setor de petróleo e gás de Sergipe. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e a Sergipe Gás S/A (Sergas).
A Secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, falou que estes momentos de troca e aprendizado são fundamentais para trabalhar e comunicar com propriedade as medidas que vêm sendo desenvolvidas pelo Governo. “Nossa gestão é preocupada com a efetividade, com o trabalho de qualidade. Trabalho que leva Sergipe a outro patamar e principalmente gera renda e oportunidade para o povo sergipano. Não tenho dúvidas que com a qualificação dos trabalhadores iremos impulsionar ainda mais o setor de petróleo e gás em nosso Estado”, disse a secretária.
O governador Fábio Mitidieri enfatizou a importância da qualificação e as boas perspectivas para o setor no Estado. “Nós não podemos deixar passar essa janela de oportunidade. É muito importante essa capacitação, preparo, para a construção do futuro que Sergipe tem. Quero agradecer de coração a todos por acreditarem no nosso potencial. Agora, estamos num processo de captação de investimentos, de captação de empresários de empresas pequenas do estado e eu tiro meu chapéu para empresas que estão aqui nos ajudando a construir esse novo momento”, declarou o governador.
A diretora-executiva de gás natural do IBP, Sylvie D’Apote, palestrou sobre o mercado de gás natural e sua regularização no Brasil e o Programa Gás para Empregar enfatizou a importância desses investimentos para o desenvolvimento do Estado. “Esses investimentos são de longo prazo que vai permitir o desenvolvimento do estado. É uma capacitação muito importante para entender e trabalhar a demanda e cultura do gás”, falou a diretora.
Entre os principais elementos que situam o estado como um grande ator no cenário de petróleo e gás no Brasil, destaca-se o projeto Sergipe Águas Profundas (Seap), da Petrobras. De acordo com a companhia, a ação tem início previsto para 2028, com a elevação na oferta de gás natural. Com o Seap, Sergipe está contemplado no plano estratégico da Petrobras no período 2021-2025 com investimentos de 5 bilhões de dólares. A execução do Seap envolverá a atuação de duas unidades de produção e armazenamento (FPSO), além da implantação de gasodutos de escoamento por vias terrestre e submarina.