O Estado foi representado pela secretária de Estado da Assistência Social, Érica Mitidieri
O Governo de Sergipe esteve presente, de 14 a 18 de agosto, na Universidade Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos, para participar da 10ª edição do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância. O Estado foi representado pela secretária de Estado da Assistência Social e primeira-dama, Érica Mitidieri.
O programa, desenvolvido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) e, neste ano, realizado em parceria com a Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard e o Insper, teve o objetivo de integrar formuladores de políticas públicas, gestores públicos, representantes de organizações multilaterais, lideranças da sociedade civil e acadêmicos na elaboração de iniciativas voltadas ao desenvolvimento pleno das crianças, partindo do nascimento até os seis anos de idade.
“É um momento muito importante. Estamos tendo diversos diálogos focados na construção das políticas públicas voltadas à Primeira Infância e à importância do desenvolvimento infantil. Esse olhar, essa atenção venho tendo como guia na minha gestão, e estamos trabalhando para consolidar uma política estadual forte e efetiva. Agradeço a oportunidade da troca, de poder levar para os sergipanos e sergipanas o melhor para a área da primeira infância. Nosso Estado ganha muito com isso, porque é cuidando de agora que vamos consolidar um futuro digno para a nossa primeira infância”, disse a secretária Érica Mitidieri.
O Governo do Estado foi convidado a participar do Programa pelas fundações Bernard Van Leer, Maria Cecilia Souto Vidigal e Porticus América Latina. No total, participaram do programa 40 pessoas que possuem um perfil de liderança de alto potencial de impacto e dialogam diretamente com a gestão estadual e federal de políticas, programas e práticas voltadas à Primeira Infância.
De acordo com a secretária Érica Mitidieri, o encontro permitiu aos participantes uma nova compreensão sobre a atuação e o papel das crianças dentro da sociedade. “Foi uma semana de imersão, de muito conhecimento e muita troca. Estamos levando tudo o que aprendemos para o nosso estado, para os nossos pequenos sergipanos, para colocar em prática políticas públicas, em parceria com nossos municípios, a fim de levar para a população e para as crianças o que elas realmente precisam. Elas são o nosso futuro, mas precisamos cuidar delas agora, para que elas tenham essa base, essa estrutura, e possam ser fortalecidas na continuidade da sua vida, chegando na fase adulta com alicerce fortalecido. Foi muito produtivo, saio daqui muito feliz, com uma bagagem carregada de conhecimento. É isso que nós precisamos levar e construir de forma efetiva: a esperança de dias melhores e de um futuro em que seja feita a diferença”, considerou a primeira-dama.
O Programa foi dividido em três módulos, sendo dois presenciais. O primeiro já ocorreu, entre os dias 14 e 18 de agosto, na Universidade Harvard, nos EUA. O segundo módulo será sediado no Insper, em São Paulo, com data prevista para o mês de novembro. Além desses, haverá uma série de encontros on-line. Até hoje, foram realizadas nove edições internacionais e duas no Brasil, que resultaram na elaboração de mais de uma centena de planos de ação – entre elas diretrizes para o Marco Legal da Primeira Infância – pelos mais de 600 participantes de todas as regiões do Brasil.