“Cuidando de Quem Cuida”: Proteção aos Trabalhadores do SUAS

Dentro da campanha “Proteger é Cuidar”, abriu-se uma vertente específica para contemplar os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e das unidades de acolhimento mantidas pelos municípios sergipanos. Batizada de “Cuidando de Quem Cuida”, a campanha destinou máscaras de tecido e álcoois para a proteção das equipes do SUAS, que mesmo em meio à pandemia, precisaram deixar a proteção dos seus lares diariamente, para atender a população nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), abrigos para idosos, crianças e adolescentes, mulheres e pessoas em situação de rua, em todo o Estado.

Isso porque, pela essencialidade dos serviços que prestam, os equipamentos socioassistenciais permaneceram a pleno vapor ao longo da pandemia de Covid-19, em alguns casos, funcionando em horários especiais e em sistema de rodízio, conforme as definições de cada órgão gestor. As máscaras entregues pela SEIAS contribuíram para a proteção dos 4.995 trabalhadores e trabalhadoras do SUAS no deslocamento até esses equipamentos, como destacou a diretora da Assistência Social da SEIAS, Inácia Brito. “É uma ação importante de cuidado com os trabalhadores, que continuam saindo de casa para prestar serviço à população mais vulnerável nos CRAS, nos CREAS e nas unidades de acolhimento neste período tão difícil pelo qual estamos passando. A cada trabalhador do SUAS foram destinadas quatro máscaras”, explicou Inácia.
A secretária municipal de Assistência Social de Japoatã, Vera Maria da Anunciação, compareceu à sede da Seias para buscar os itens para proteção aos trabalhadores do SUAS no município. “É muito importante que o Estado se preocupe com essa ação, porque precisamos estar com nossos trabalhadores e usuários protegidos”, considerou Vera. Já entre as unidades de acolhimento a idosos, o Lar Santo Antônio, no município de Lagarto, foi uma das instituições beneficiadas. “Essa iniciativa é louvável e necessária, principalmente neste momento de pandemia, onde a solidariedade faz toda a diferença”, disse a presidente do abrigo, Erica Pereira de Matos.