Folia da Inclusão: Espaços Cuidar celebram o carnaval com alegria e participação social em Aracaju

A programação aconteceu nos bairros Bugio e Santa Maria com diversão para todas as idades.

Foto Ascom/Seasic

A folia tomou conta dos centros de Cidadania e Inclusão Social – Espaço Cuidar de Aracaju. O público assistido nas unidades localizadas nos bairros Bugio e Santa Maria coloriu os espaços com muita alegria para celebrar o Carnaval nos últimos dias 24 e 27 de fevereiro. A iniciativa faz parte do cronograma de atividades de fortalecimento dos vínculos de convivência social na comunidade desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) em seus equipamentos de acolhimento e cidadania. 

“A folia nos espaços Cuidar é uma grande celebração da convivência e da inclusão. Além de ser um momento de todos se unirem em torno da alegria e da participação social. Esses que são elementos essenciais para o nosso compromisso com a cidadania em atividades fundamentais para o fortalecimento do laço social, promovendo um ambiente onde todos se sintam acolhidos e valorizados”, declara a secretária Érica Mitidieri. 

Logo no início da semana, na segunda, 24, o Espaço Cuidar Santa Maria foi cenário de uma animada festa carnavalesca com direito a desfile do ‘Bloquinho do Cuidar’. De acord com a coordenadora da unidade, Wilyane Sales, o bloco está em sua  segunda edição do bloquinho levando muita música e diversão às ruas do entorno do espaço. 

“O carnaval é uma festa tipicamente brasileira, ela representa a alegria e criatividade, pensando nisso fizemos para preparar o bloquinho. E a atividade começou com uma oficina de carnaval onde confeccionamos máscaras para o bloquinho e a partir disso unimos os usuários, e proporcionamos diversão e participação social”, frisou. 

Ontem, 27, foi a vez da turma da zona norte que contou com uma programação com atividades relacionadas ao movimento e a ludicidade. A exemplo da oficina de dança que proporcionou ao público assistido no espaço a aprender novos passos dos principais ritmos que marcam presença nas festas de momo. 

A senhora Clara Lúcia de Oliveira Nunes, que é uma das idosas que participam das atividades do Espaço localizado no bairro Bugio, destacou a importância de uma programação inclusiva que envolve pessoas de todas as idades. “A programação carnavalesca do Espaço Cuidar levanta a gente, porque é uma brincadeira sadia”, relatou.  

Última atualização: 28 de fevereiro de 2025 13:18.

Acessar o conteúdo