Usuários do Restaurante Padre Pedro participam de programação especial no Dia Mundial da Alimentação

Atividades lúdicas de conscientização sobre a importância da manutenção de bons hábitos alimentares foram levadas aos usuários do Restaurante Popular Padre Pedro neste 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação. A coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da secretaria de Estado da Inclusão Social (CSAN/Seit), que administra o restaurante, também definiu que a sobremesa do dia seria fruta, incentivando a maior ingestão de alimentos naturais pela população, em sua rotina alimentar. Pelo preço módico de R$ 1,00, o restaurante oferece pratos que contemplam quantidades e seleção balanceada de alimentos para atender as necessidades nutricionais de uma pessoa adulta (com folga), em todas as 1.500 refeições servidas no almoço e 750 no jantar.

A nutricionista Talita Lima, responsável técnica do Padre Pedro, explica que todos os equipamentos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho – Seit, o que inclui o restaurante, estão recebendo programações comemorativas à Semana Mundial de Alimentação. “No Padre Pedro não poderia ser diferente. Colocamos músicas regionais pra animar o almoço deles e fruta como sobremesa. Construímos a árvore da alimentação, em que as folhas representam as suas digitais, para que eles se sintam parte do restaurante. Juntos, construímos um mural, para que eles dissessem o que representa a alimentação para eles, através de frases, palavras. O Padre Pedro é uma grande família e todos devem se sentir acolhidos nesse espaço”, disse Talita.

O painel artístico pintado pelos usuários vai se tornar parte da decoração do restaurante. Frequentadora assídua, Ivoneide Santana (53 anos) não deixou de contribuir com a sua digital. Ela, que está dando entrada na sua aposentadoria por problemas de saúde, conta que o equipamento público supre sua necessidade alimentar. “Primeiro Deus e segundo aqui, que é onde eu consigo fazer a minha alimentação. Venho todos os dias, por causa do preço e da qualidade da comida, que é maravilhosa, muito boa. Nota mil! Os funcionários são maravilhosos, recebem a gente muito bem, não tenho do que reclamar, disse.

Josiel Ferreira, 59 anos, acredita que a maior quantidade de vegetais deve ter boa aceitação. “É muito bom a gente comer frutas, comer mais saudável. Um suco natural é bom demais, não tenho do que reclamar, só a agradecer por essa preocupação com o povo”. O copo de 300ml de suco de fruta faz parte do cardápio diário, além de 130g de arroz, 120g de feijão, 200g de carne, 120g de salada, 150g de macarrão e a sobremesa. Para o usuário, o alimento ofertado tem bom um custo-benefício. “Eu venho muitas vezes ao Padre Pedro; e só não venho mais porque estou desempregado – mesmo sendo um real, que é acessível. Além disso, a comida aqui é muito boa e o preço barato”, disse Josiel.

Trabalhando na varrição de rua no Centro da capital, Alexsandro dos Anjos (39 anos) tem seu acesso favorecido ao Padre Pedro, pela proximidade. Ele destaca a importância da boa alimentação. “É muito importante que o pessoal pense na alimentação como forma saudável. Eu gosto de comer verduras, frutas e tudo isso tem disponível aqui, pra gente se alimentar melhor”, pontua. O Restaurante Popular Padre Pedro fica localizado na esquina das avenidas Dr. Carlos Firpo e Coelho e Campos, e funciona de segunda a sexta, das 11h às 13h para o almoço, e das 17h às 19h para o jantar.

Fotos: Fernando Augusto

Última atualização: 16 de outubro de 2019 17:10.

Pular para o conteúdo