SOLIDARIZE-SE | SEIAS entrega alimentos, máscaras e álcool para comunidades camponesas do Baixo São Francisco e marisqueiras do Sul sergipano

Campanha é fruto de parceria entre Secretaria de Estado da Inclusão, Vice-Governadoria do Estado, UFS, Instituto Banese e Sindicato dos Atacadistas
A Campanha Solidarize-SE segue percorrendo o estado para entregar kits com produtos alimentícios e materiais de proteção e higiene para famílias em situação de vulnerabilidade. Na última semana, a doação foi para a região do Baixo São Francisco, onde foram entregues 390 kits de alimentos, 570 máscaras e 780 litros de álcool a 70% para comunidades camponesas dos municípios de Brejo Grande, Pacatuba e Pirambu. Já nesta semana, foi a vez das marisqueiras do Sul Sergipano receberem as doações da campanha, realizada através de parceria firmada entre a Secretaria de Inclusão e Assistência Social (SEIAS), a Vice Governadoria do Estado (VGE), a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto Banese, o Sindicato do Comércio Atacadista de Distribuidor de Produtos Industrializados do Estado de Sergipe (Sincadise), o Grupo Maratá, a Fasouto, Nota 10 e Megga Atacadista.

Ao todo, no Sul Sergipano, foram distribuídos 325 kits de alimentos, 975 máscaras e 326 litros de álcool, beneficiando famílias que integram o movimento de marisqueiras. De acordo com a diretora de Inclusão e Direitos Humanos (DIDH) da SEIAS, Ana Márcia Menezes, a campanha foi criada com o intuito de beneficiar as famílias que estão sendo mais atingidas ao longo da pandemia. “A nossa proposta é a de permanecer fortalecendo a ampliando cada vez mais esse alcance. Continuando as ações da campanha, a SEIAS está levando esses kits às comunidades ribeirinhas, marisqueiras e extrativistas, identificadas através da coordenação de Políticas para as Mulheres do DIDH/SEIAS, diante da suas necessidades básicas em alimentar suas famílias”, afirmou.

A entrega das doações contou com o acompanhamento da referência técnica em Políticas para as Mulheres da SEIAS e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Erika Leite. “A Secretaria de Inclusão e Assistência Social vem fazendo essa distribuição junto ao movimento de mulheres marisqueiras e mulheres camponesas. Nesse momento de pandemia, essas mulheres tiveram grande dificuldade em escoar a sua produção. Consequentemente, ficaram em situação de extrema vulnerabilidade. Nós fizemos uma relação para uma escala de vulnerabilidade de norte a sul do estado, para tentar dirimir essas dificuldades e entregar as doações diretamente aos líderes dessas comunidades, que por sua vez, farão a distribuição dos kits, especialmente para as marisqueiras de Sergipe”, destacou Erika.

Vizinho ao povoado Terra Caída, no município de Indiaroba, a coordenadora do Movimento das Marisqueiras, Elianaide Cardoso das Flores, que reside Povoado Preguiça, enfatizou que a pandemia prejudicou bastante as comunidades ribeirinhas. “Os relatos que temos ouvido das marisqueiras sobre a situação de fome é devastador! Esses kits vieram em uma excelente hora para nos ajudar. Esperamos que ações como esta tenham continuidade para todas essas comunidades”, disse a coordenadora do movimento. A marisqueira Maria José Santos de Souza complementou, dizendo que o trabalho das marisqueiras é muito sofrido e que, para ela, não é apenas um trabalho, mas também fonte de alimento. “A gente se alimenta do rio. Desde pequena, eu trabalho com pesca. Eu agradeço de coração pela entrega desses kits, porque nessa pandemia, tem que ter amor e carinho ao próximo. E é isso que vocês estão fazendo através dessa doação, demonstrando carinho e respeito por nós”, disse a marisqueira.
Solidarize-SE
A campanha Solidarize-SE foi criada em junho deste ano e, no total, já arrecadou 72.618 kg de alimentos e R$ 25 mil reais em recursos, que estão sendo revertidos para populações vulneráveis em maior risco social durante a pandemia, como idosos, crianças e adolescentes abrigados nos municípios, comunidades tradicionais e instituições socioassistenciais. A campanha segue recebendo doações, e a pessoa física ou jurídica que desejar e puder auxiliar poderá obter as informações necessárias através do site www.inclusao.se.gov.br/solidarize-se. Basta acessar o mapa de Sergipe disponível na página eletrônica, e clicar sobre o município sobre o qual deseja conhecer as formas de contribuir.
Fotos: Pritty Reis