Publicado em 13 de dezembro de 2019 às 12:04.

Sergipe representa coordenações estaduais do Criança Feliz em Encontro Nacional do Programa, em Brasília


Em Brasília, a vice-governadora Eliane Aquino, a secretária Lêda Couto e a equipe da coordenação Estadual do Programa Criança Feliz da secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (SEIT) participaram, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, da 3ª Reunião de Coordenadores e Multiplicadores do Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do 2° Encontro Nacional do Programa, realizados pelo Departamento de Atenção à Primeira Infância da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania.

Os dois eventos buscaram suscitar a reflexão e o debate sobre a importância do trabalho do visitador domiciliar, a apresentação das conquistas e resultados alcançados em 2019, o compartilhamento de experiências exitosas de municípios na execução do Programa; a apresentação das perspectivas para o ano de 2020 e o reconhecimento aos municípios que executaram boas práticas, bem como aos parceiros do Criança Feliz.

Com a participação de equipes vindas de todo o Brasil, o evento contou com um momento dedicado à apresentação da coordenadora estadual do Criança Feliz em Sergipe, Izabel Almeida, representando todas as Coordenações Estaduais do país. Na sua avaliação, a participação sergipana nos eventos foi de fundamental importância, para potencializar as ações voltadas para a primeira infância no Estado. Também participaram do evento, a coordenadora do programa Sergipe pela Infância, Rosane Cunha; e as técnicas da Diretoria de Assistência Social da SEIT, Andrea Dorea e Kelly Bignardi

Eliane agradeceu o empenho de todos os trabalhadores que se dedicam à execução do programa em Sergipe e destacou a importância do olhar para a Primeira Infância. “Estar no 2º Encontro Nacional do Programa Criança Feliz e verificar seus avanços e desafios é um estímulo à gestão estadual a, cada vez mais, buscarmos aperfeiçoar o programa e fortalecermos, dentro da perspectiva do Sergipe Pela Infância. Cuidar da nova geração desde o início da vida significa a real construção de um país melhor, com menos desigualdades e mais justiça social. Como disse Raffi Cavoukian, ‘quando você presta atenção ao começo da história, você pode mudar toda a história’”, pontuou a vice-governadora.

Ao final do Encontro, as gestoras e a equipe sergipana do Criança Feliz receberam, das mãos do ministro Osmar Terra, uma placa de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos. Para a secretária Lêda Couto, o momento é gratificante, considerando a trajetória exitosa do Programa no Estado. “Sergipe se tornou referência nacional na execução do programa, sendo o Estado pioneiro na capacitação das equipes e no início das visitas domiciliares, em Pacatuba. Esse destaque se deve ao trabalho abnegado das equipes municipais e da nossa coordenação estadual da Seit, o que nos deixa orgulhosos e verdadeiramente felizes, porque sabemos da importância dessa orientação e desse olhar para a primeira infância – uma fase tão importante para o restante da vida desses pequenos”, disse a secretária Lêda Couto.

Lançado em 2016 pelo Governo Federal, o Programa Criança Feliz visa ao desenvolvimento integral na primeira infância, considerando a vulnerabilidade e o contexto social em que as famílias vivem. O seu público alvo é formado por gestantes e crianças de 0 a 3 anos do Cadastro Único, ou de 0 a 6 anos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou afastadas do convívio familiar por medida protetiva. O programa foi lançado em Sergipe em março de 2017 e, atualmente, conta com a adesão de 67 dos 75 municípios sergipanos ao programa federal, atendendo cerca de 9.800 usuários no Estado.

Fotos: Ministério da Cidadania e arquivo pessoal