
Em comemoração à Semana Estadual de Valorização da Pessoa Idosa, a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI) realizaram uma programação especial, com a roda de conversa “Idoso em Foco: Envelhecer no século XXI”, apresentações de dança com o Grupo Caminhando com a Melhor Idade, do Espaço Cuidar Bugio, e sessão de meditação com o Movimento Popular de Saúde (MOPS). Durante o encontro, os técnicos da diretoria de Inclusão e Direitos Humanos da Seit conduziram o bate papo sobre as mudanças no processo de envelhecimento na atualidade, o empoderamento da pessoa idosa e o olhar sobre a garantia de direitos dessa parcela da população.

O evento celebrou a Semana Estadual de Valorização da Pessoa Idosa – última semana do mês de setembro, conforme regulamenta a Lei nº 8.540/19, sancionada pelo governador Belivaldo Chagas em junho deste ano. O dispositivo legal também institui o dia 1º de outubro como Dia Estadual do Idoso. A secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Lúcia Couto, parabenizou o trabalho feito pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. “É fundamental a atuação do Conselho na construção da política pública. A Lei n°8.540 é importante para estabelecer a semana de discussão da pessoa idosa, no intuito de desconstruir estereótipos impostos pela sociedade. Nós precisamos continuar trabalhando para promover a inclusão da pessoa idosa e evitar que ela seja encarada com preconceito”, destacou.
De acordo com o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Manuel Durval Andrade Neto, a Semana Estadual de Valorização da Pessoa Idosa é também um momento de reflexão sobre o envelhecimento. “Essa Semana tem o propósito de que a sociedade possa se reunir em seu segmento e discutir sobre o envelhecimento, o que fazer, quais políticas públicas são necessárias, se elas são eficientes ou não. Essa programação é importante, pois nela podemos proporcionar um momento de troca de experiências”, relatou.
O presidente da Federação de Aposentados do Estado de Sergipe, João Valmir de Souza, destacou a importância da roda de conversa para discutir o envelhecimento na sociedade. “Como pessoa idosa, sou testemunha que as coisas estão melhorando e que vão melhorar ainda mais devido ao aumento da longevidade da nossa população. Então, é o nosso trabalho em conjunto, com conferências estaduais, municipais e nacional, para discutir as políticas públicas voltadas pra o idoso, que fará a diferença. É preciso também que a população idosa cobre projetos que possam beneficiá-la”, comentou.

Durante a programação, o Grupo de Idosos Caminhando com a Melhor Idade realizou apresentações de dança twist e carimbó, animando todos os presentes. Jussara Santos, coordenadora do Espaço Cuidar Bugio, onde o grupo se reúne, agradeceu a oportunidade de mostrar o trabalho que é feito com os idosos do local. “Eu achei maravilhoso da parte de todos que estão envolvidos e que se engajaram para a Semana Estadual de Valorização da Pessoa Idosa, o Governo do Estado, através da Secretaria de Inclusão Social e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Os idosos sabem que esse é o momento deles serem ouvidos e de ouvir também”, pontuou.
Além da roda de conversa e das apresentações de dança, os idosos puderam contar com sessão de meditação, reiki, auriculoterapia e reflexologia podal, práticas integrativas oferecidas pelo MOPS. Antônia Barbosa dos Santos, de 65 anos, aproveitou a oportunidade para fazer a acupuntura auricular. “Gostei do tratamento que tive, fiz massagem nos pés também e gostei muito do dia de hoje. Estou há dois meses no Espaço Cuidar Bugio e nesse pouco tempo sou outra pessoa, me sinto parte de uma família. Hoje eu consigo me cuidar, faço exercícios e fazemos também passeios por diversos lugares da cidade”, disse.