SEIT reúne secretários de Assistência Social dos municípios sergipanos afetados pelo derramamento de óleo


Gestores municipais farão levantamento em cada localidade para traçar plano de ação conjunto com o governo do Estado para minimizar os danos às populações atingidas

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit) reuniu, nesta quarta-feira (23), representantes das secretarias de Assistência Social dos municípios afetados pelo derramamento de óleo que atingiu a costa sergipana. O desastre ambiental chegou às praias dos municípios de Aracaju, Pirambu, Barra dos Coqueiros, Estância, Pacatuba, entre outros, prejudicando as populações ribeirinhas e a fauna marinha. Até o dia 29, os gestores municipais farão o levantamento e identificação das pessoas diretamente prejudicadas e trarão até a SEIT, para a construção de um plano de ação conjunto para enfrentamento do problema.

Segundo a Defesa Civil Estadual, as manchas de óleo que foram encontradas em toda a costa nordestina, chegaram a Sergipe de modo visível no dia 24 de setembro. A partir de então, foram mobilizadas equipes de diversos órgãos para dar resposta ao problema. Além de toda a extensão do litoral de Sergipe ter sido atingida pela contaminação do óleo, contudo, o produto atingiu os estuários dos rios Sergipe, Vaza-Barris, Piauí, Real, Japaratuba, Parapuca e São Francisco, causando não só impactos na fauna e flora marítima, mas também prejuízos e sociais e econômicos para as populações que deles sobrevivem.

A secretária Lêda Couto afirma que a reunião foi necessária para montar um plano de ações e articulação com as prefeituras e outros órgãos, como forma de sanar os impactos danosos. “Essa reunião foi pensada com as secretarias de assistência social dos municípios para minimizar o impacto do óleo na vida das populações ribeirinhas, dos pescadores e marisqueiros. Nesse primeiro momento, estamos levantando algumas informações necessárias para poder montar um plano de ação e a articulação com outros órgãos, envolvendo meio ambiente, saúde, e todos os setores possíveis. O fundamental é ter o levantamento de informações sobre os impactos desse derramamento de óleo para a população atingida, e a partir daí, partirmos para a elaboração e execução do nosso plano de ação”, explicou.

Para Rita de Cássia Freire, secretária de assistência social do município de Barra dos Coqueiros, a articulação entre Estado e municípios é produtiva, no sentido de possibilitar resultados mais concretos. “Essa reunião foi de suma importância para nós, que tivemos áreas afetadas pelo derramamento de óleo, e nós agradecemos à secretária e sua equipe pelo empenho para mediar as ações acerca desta situação, que está trazendo tantos danos para nossa população. Nós estávamos precisando desse apoio para fortalecer essa causa tão séria”, concluiu.

Fotos: Alanna Molina

Última atualização: 24 de outubro de 2019 08:59.

Pular para o conteúdo