SEIAS promove ação alusiva o Dia da Mulher para funcionárias que atuam nos Serviços Gerais

Trabalhadoras participaram de sessão de filme, roda de conversa e sessões de relaxamento e estética, em parceria com o Curso Mais Aracaju

As funcionárias que atuam em serviços gerais na Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) ganharam um dia especial, na última quarta-feira (03). As colaboradoras participaram de roda de conversa após a exibição do curta-metragem “O Ato” – que aborda a temática da violência doméstica contra mulheres – e receberam sessões de massagem, maquiagem e estética através de parceria do Curso Mais Aracaju. A ação foi realizada pela Diretoria de Direitos Humanos (DIDH) da SEIAS, que até o fim de março promoverá diversas ações em celebração ao Mês da Mulher.

“São mulheres trabalhadoras, mulheres mães, que trabalham 8 horas por dia e que passam maior parte do dia em seu ambiente de trabalho. O vídeo foi pensado estrategicamente para esse momento, para estimular a fala e a memória de casos de violência que, por ventura, alguma delas tenha passado, pois a violência contra a mulher é crime. Além disso, tivemos o momento da estética para proporcionar o autocuidado e o aprendizado de novas propostas empreendedoras que vêm crescendo no mercado da estética”, contou a referência técnica para Povos e Comunidades Tradicionais e População Negra da diretoria de Direitos Humanos da SEIAS, Iyá Sônia Oliveira.

Após o filme, a roda de conversa gerou emoção em muitas colaboradoras, que contaram suas histórias. A mediação ficou por conta da coordenadora de Conselhos e Comissões da DIDH da Seias, Elayne Passos. “A intenção era criar um espaço de escuta, em que elas pudessem se expressar e falar de seus cotidianos e experiências, para que a gente possa alimentar uma convivência mais humana, que preze pelo bem-estar das trabalhadoras, sobretudo as que se ocupam da zeladoria, que muitas vezes são invisibilizadas, mas que são parte fundamental do sucesso dos trabalhos da secretaria”.

Para as funcionárias, foi um dia de reconhecimento, como afirmou a colaboradora Rosana Costa, de 36 anos. “Achei muito importante essa ação, pois deu uma valorização a mais pra gente, que está aqui exercendo essa função de serviços gerais. A SEIAS teve a sensibilidade de nos chamar para que a gente aproveitasse o dia, pela proximidade do Dia da Mulher, que é celebrado no dia 08. Nós, enquanto mulheres, temos uma importância muito grande na sociedade, apesar de muitas vezes não sermos valorizadas. Achei muito importante e eu espero que ações como essa se repitam”, disse Rosana.

Trabalhando há dez anos na Seias, a colaboradora Ana Angélica Bonfim, de 35 anos, também falou sobre a experiência da roda de conversa e das sessões de estética. “Eu gostei muito do filme e da roda de conversa, pois foi um momento em que pudemos interagir e conhecer melhor as nossas colegas de trabalho. Além disso, eu amei esse momento de beleza. Estou me achando outra mulher. Na correria, a gente se deixa de lado, a gente esquece que é mulher e que precisa de cuidado. A Secretaria está de parabéns. Aqui, eu me sinto acolhida, é uma segunda família”, afirmou Ana Angélica.

A parceria com o Curso Mais Aracaju proporcionou as sessões de estética e aprendizados para as colaboradoras, como conta a coordenadora do curso, Isabel Araújo. “Hoje, trouxemos os cursos de maquiagem, design de sobrancelhas, ventosaterapia e massagem relaxante, para que elas conheçam os serviços do nosso curso, caso queiram se profissionalizar, e para que elas vejam que podem fazer essa atividade. Aqui, contamos com a participação de três professores e 15 alunas que estão finalizando os cursos”, concluiu Isabel.

Fotos: Alanna Molina
(fotos sem máscaras tiradas em local aberto e sem aglomeração, onde foram realizadas as sessões individuais de maquiagem para as colaboradoras)

Última atualização: 4 de março de 2021 16:08.

Pular para o conteúdo