SEIAS mantém apoio técnico a gestores e equipes municipais de Assistência Social por videoconferência

Desde o início da pandemia, os encontros virtuais auxiliam as gestões municipais sobre programas e serviços do Sistema Único de Assistência Social

Para dar continuidade às atividades de assessoramento e apoio técnico aos municípios na execução de serviços do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a Secretaria de Estado da Inclusão Social – SEIAS vem realizando encontros virtuais ao longo do período de quarentena, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A ideia é auxiliar as equipes que desenvolvem a política socioassistencial na ponta no processo de adequação ao novo cenário, o que demanda a adaptação de serviços já existentes, e a implantação de novas ações de enfrentamento à pandemia, para atender a parcela da população sergipana que se encontra em situação de vulnerabilidade ou risco social.

“Nós temos realizado reuniões virtuais junto à coordenação de gestão do SUAS, uma alternativa criada pela equipe pensando em manter as ações de apoio técnico que já realizávamos antes. Com a chegada da pandemia, foi necessário repensar a lógica de apoiar tecnicamente os gestores do SUAS do Estado. Temos feito orientações sobre a execução dos serviços, programas e projetos do SUAS, assim como todas as normativas, orientações técnicas e instruções sobre portarias que o Ministério da Cidadania tem implementado nesse momento, através de rodadas de reuniões com gestores e equipes técnicas, visando à melhor execução dos serviços e programas”, disse Inácia Brito, diretora de Assistência Social da SEIAS.

A cada semana, um tema é abordado com as equipes dos 75 municípios, agrupados por regiões e divididos em três reuniões distintas: Baixo São Francisco e Agreste Central; Leste Sergipano, Médio e Alto Sertão; Centro Sul, Grande Aracaju e Sul Sergipano. Entre os temas já abordados, estava o Cofinanciamento Estadual, cujos recursos repassados mensalmente para os municípios pelo Governo de Sergipe podem, agora, ser utilizados (em parte) em ações de enfrentamento à pandemia; e o Cartão Mais Inclusão, programa de transferência de renda que está sendo implantado pela SEIAS em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência. Outro assunto importante tratado nesses encontros foi a Portaria 369 do Ministério da Cidadania, que dispõe sobre o repasse financeiro emergencial de recursos federais para a execução de ações socioassistenciais e estruturação da rede do SUAS, no âmbito dos estados e municípios, devido à situação de Emergência em decorrência do novo coronavírus.

Para a secretária municipal de assistência social de Divina Pastora, Débora Motta, as reuniões têm sido de grande importância, pois possibilita o repasse de orientações sobre como atender às grandes demandas que envolvem a população em vulnerabilidade social, e como utilizar os recursos da melhor forma, diante do novo cenário causado pela pandemia. “Quero parabenizar e agradecer à equipe da SEIAS, por todo o apoio que estão nos dando, sobretudo nesse momento tão delicado que é o da pandemia que estamos vivendo. Mesmo com o isolamento social, a equipe tem dado todo o apoio por meio de reuniões virtuais, contato telefônico, e-mail, e já foram realizadas algumas reuniões, todas maravilhosas, com explicações bastante esclarecedoras e que têm nos ajudando bastante em como gerir neste momento”, destacou.

A atuação conjunta entre Estado e municípios parte da valorização do pacto federativo, segundo a secretária de Estado de Inclusão Social, Lêda Lúcia Couto. “Cada ente tem as suas atribuições. Quando a gente se soma para auxiliar uns aos outros na execução da parte que lhe cabe, a gente aprimora os serviços prestados e fortalece o Sistema Único de Assistência Social. Quem ganha, claro, é a população. Por isso, estar lado a lado com as gestões municipais em todos os momentos, em especial, nos de dificuldades, é a forma que consideramos ser mais eficaz de fazer os serviços chegarem como devem à população. Acreditamos que esse é o maior papel que temos a desempenhar”, pontuou a gestora.

Última atualização: 27 de maio de 2020 17:54.

Pular para o conteúdo