SEIAS e ONG Criliber debatem ações para comunidade quilombola Maloca

Reunião virtual contou com a participação de todas as diretorias vinculadas à pasta socioassistencial

A comunidade quilombola Maloca, localizada em Aracaju, foi foco de reunião realizada nesta quinta-feira (11) entre a secretária de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), Lucivanda Nunes, os diretores vinculados à pasta, e a ONG Criliber – Criança e Liberdade, formada por moradores da Maloca, primeira comunidade quilombola urbana de Sergipe e segunda do Brasil. Todas as diretorias da SEIAS participaram do encontro: de Inclusão e Direitos Humanos (DIDH), de Assistência Social (DAS) e de Inclusão Produtiva e Cidadania (DIPC).

Solicitada pela ONG Criliber, a reunião abordou ações estaduais que podem ser realizadas na Maloca para a proteção dos moradores contra a pandemia e para o desenvolvimento social da comunidade, como: doação de kits de alimentos, máscaras para proteção respiratória e álcool em gel; doação de sementes e barracas para estruturação do Projeto de Agricultura Familiar na comunidade; apoio técnico na área de Agronomia para promoção de oficinas voltadas às famílias quilombolas; entre outras ações para capacitação e geração de renda.

O diretor-fundador da Criliber, Luiz Bomfim, destacou que o encontro foi marcante. “Essa reunião foi histórica para as famílias quilombolas. Para nós, é fundamental essa parceria com a SEIAS, através da secretária e dos servidores presentes na reunião. As ações voltadas às famílias quilombolas de Aracaju representarão investimentos para a geração de trabalho e renda para a nossa comunidade. Agradecemos pelas portas abertas e pela afirmação desse compromisso. É fundamental podermos contar com uma secretaria que se preocupa com a dor das famílias que tanto precisam”, afirmou Luiz.

A secretária estadual de Assistência Social, Lucivanda Nunes, ressaltou que atender a essas demandas faz parte da missão da secretaria. “Atendemos ao pedido da ONG Criliber, que trouxe pautas muito relevantes para essa discussão com a Secretaria de Inclusão, através de todas as nossas diretorias. Pudemos aproximar a equipe da Criliber aos diretores da SEIAS e vamos acompanhar o atendimento das demandas, que são de extrema relevância, principalmente neste momento de pandemia. Essas ações vem auxiliar na concretização da nossa política de assistência e atendimento à população que mais precisa”, disse Lucivanda.

Além de representantes das três diretorias vinculadas à SEIAS, também participaram da reunião a presidente da Criliber, Valdeneres Pereira e o coordenador do Projeto da Agricultura Familiar da Criliber, José Luiz Filho.

Fotos: Pritty Reis

Última atualização: 12 de março de 2021 08:22.

Pular para o conteúdo