SEIAS e Conselho Estadual do Idoso iniciam Projeto de Formação nesta terça (6)

Primeiro encontro terá palestra da mestre e enfermeira Simone Cabral Neves para conselheiros estaduais e municipais

Nesta terça-feira (6), das 09h às 11h30, acontece o primeiro módulo do Projeto de Formação Continuada, com o tema “Dialogando com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa”. Através da plataforma virtual Google Meet, a LIVE contará com palestra da enfermeira Simone Cabral Neves, professora da Universidade Federal de Sergipe – UFS Campus Lagarto e Mestre em Saúde e Ambiente voltado para a saúde do idoso. O evento virtual é voltado para os conselheiros estaduais e municipais de direitos do idoso e o acesso acontece através do link: meet.google.com/uri-vesm-swt.

O encontro inaugura uma série de módulos que serão apresentados pelo “Projeto de Formação Continuada”, idealizado pela Diretoria de Inclusão e Direitos Humanos (DIDH) da Seias, através da Referência Técnica de Políticas para a Pessoa Idosa, Maria do Socorro Lobato, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos e Proteção ao Idoso (CEDiPI) e com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Este Projeto de Formação Continuada será desenvolvido em seis módulos, com um encontro virtual por mês, onde serão apresentados temas direcionados à atuação do Conselho. Ao cumprir nosso papel estadual de promover capacitações aos Conselhos de Direitos, nosso objetivo é propiciar aos participantes da formação a compreensão do Conselho enquanto espaço de controle social, acompanhamento e formulação de Políticas Públicas. É uma grande meta do estado de Sergipe que, futuramente, toda cidade sergipana tenha um conselho municipal e um fundo municipal”, disse a Referência Técnica de Políticas para a Pessoa Idosa, Maria do Socorro Lobato Miranda.

O presidente do Conselho do Idoso, Durval Andrade, ressaltou a importância da parceria com o Estad. De acordo com ele, o projeto busca possibilitar a ampliação de conhecimentos, debater políticas públicas e fortalecer o papel do Conselho Estadual e dos Conselhos Municipais, como também dos atores que compõem a rede de apoio, defesa e garantia dos direitos da pessoa idosa em Sergipe.

“Os Conselhos são instrumentos do controle social e quanto mais entendimento tivermos, melhor cumpriremos a nossa responsabilidade. Quando somamos esforços, ampliamos o nosso entendimento, compartilhamos visões, trocamos ideias e saímos mais ricos. Esta é uma oportunidade de nós, conselheiros de direitos, conhecermos novos caminhos e nos empoderarmos de conhecimentos. Para enriquecer a palestra, que possamos contribuir fazendo falas”, convida o presidente do Conselho, Durval Andrade.

Última atualização: 5 de abril de 2021 11:37.

Pular para o conteúdo