Publicado em 5 de março de 2020 às 15:30.

Secretaria de Inclusão Social recepciona novos estagiários de Secretariado Executivo da UFS


Apostando na integração ensino-serviço, gestão irá ampliar experiência para outras áreas de formação

Foto:Pritty Reis

A partir desta quinta-feira (05), estudantes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) serão os novos estagiários da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS). A reunião de acolhimento foi realizada nesta manhã, com a presença dos alunos, de representantes da universidade e dos setores nos quais serão alocados. Ao todo, 10 estagiários foram admitidos pelo período de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um ano, dentro da perspectiva de integração ensino-serviço, adotada pela gestão desde 2019. Eles atuarão nos setores de Planejamento e Protocolo e na Diretoria Financeira da SEIAS, além dos Conselhos Estaduais da Mulher; da Criança e do Adolescente; da Pessoa Idosa; da Pessoa com Deficiência; de Segurança Alimentar e Nutricional; e de Assistência Social.

O jovem Anselmo Brandão, de 23 anos, é um dos estudantes selecionados. Ele está no 4° período da universidade e atuará no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Este será o meu primeiro estágio profissional. Estou com bastante expectativa pelo que vou aprender e também para colocar em prática o que aprendi no curso sobre sistema E-doc do qual participamos. Neste encontro de boas-vindas, percebemos que vamos realizar, na prática, o que estudamos em sala de aula, como a elaboração de ofícios e atas. Estou bastante animado para aprender e somar, a partir dos conhecimentos que adquiri na universidade”.

Foto: Pritty Reis

Ele e os demais alunos foram recepcionados pela secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Lúcia Couto, que deu as boas-vindas e explicou a perspectiva de atuação da pasta. “Estamos numa secretaria de Inclusão Social, então, nosso público está em situação de vulnerabilidade social; não teve acesso a vários serviços públicos. Há de se ter a sensibilidade, o respeito e a empatia necessários para ajudar na execução das politicas públicas. Vocês não estarão sozinhos; terão a supervisão pedagógica do curso, a supervisão técnica aqui da SEIAS e todos os setores também estarão disponíveis a ajudá-los nessa caminhada para enfrentamento das dificuldades. Temos muita expectativa em relação ao percurso de vocês, que replicaremos em outras áreas de formação. Não tenho dúvidas que, no final dessa caminhada, veremos a importância do processo de integração ensino-serviço”, disse a gestora aos novos estagiários.

A chefe de departamento de Secretariado Executivo e coordenadora do Curso na UFS, Sueli Pereira, explica que os alunos estão aptos a fazer elaboração de atas, documentos oficiais, prestar atendimento, assessorar. “Conhecer o que o profissional faz é importante para que possa aproveitar o máximo deles. Quero agradecer a oportunidade dada ao nosso curso, de inserir os alunos de secretariado. Para nós é um momento único e importante. Nosso trabalho é voltado para a qualificação do nosso curso para o futuro do profissional no mercado. Estamos aqui no momento de validação e início do projeto, e trazemos os cuidados de o aluno prestar um serviço dentro da sua área, dando sua contribuição profissional, diante da necessidade de oferta de estágio para inserção dos alunos no mercado de trabalho. Temos a alegria de ter a Ana aqui na SEIAS, profissional de secretariado, para fazer essa ponte e apoiar no suporte técnico”, afirmou Sueli.

Para Ana Luiza Gomes, mais conhecida como ‘Aninha’, secretária executiva do Gabinete da SEIAS, o serviço público necessita de mentes cheias de inovações, como as dos universitários. “Estou muito feliz com a chegada deles. Tenho 35 anos de serviço público e é muito bom ver como funciona uma organização, como tudo se agrega. Que essa experiência seja engrandecedora e gere ainda mais aprendizados para eles”, analisou. Segundo Rosa Maria Bragança, assessora técnica da pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFS, a relação de instituições públicas com a Universidade, dentro do foco da extensão, contribui na formação, pela integração do ensino com a extensão. “Isso fará com que haja uma via de mão dupla entre o que o aluno traz da sua formação e o que ele pode refletir das práticas que serão vivenciadas aqui. Com isso, crescem a instituição que recebe, o aluno e a universidade, neste papel de formar profissionais com qualidade”, analisou.

A diretora de planejamento da SEIAS, Sayonara Carvalho, revela que se pretende ampliar as vagas, considerando a grande demanda da secretaria e a importância da formação de mão-de-obra qualificada, fundamental para os serviços. “Temos convênios com quatro universidades e construímos, para cada setor, um plano de ação de estágio. Iremos realizar momentos integrativos entre os supervisores da Universidade e os da Secretaria, para que os processos sejam aperfeiçoados”, concluiu.

Fotos: Pritty Reis