Secretaria de Inclusão encerra Setembro Amarelo com Live sobre prevenção ao suicídio na juventude
Disponível no Youtube SEIAS SE, encontro virtual contou com a participação de coordenadores de políticas educacionais de Aracaju e do Mídia Livre

Encerrando o Setembro Amarelo, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) realizou a segunda Live temática sobre suicídio, nesta terça-feira (29). Disponível no Youtube SEIAS SE, o encontro virtual debateu aspectos da juventude dentro da campanha, como as perspectivas dos jovens para o futuro, a sexualidade e as redes sociais como vetores para o adoecimento mental. A Live contou com a participação da coordenadora de políticas educacionais para a diversidade da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju, Maíra Ielena, e do coordenador da Mídia Livre Os Caatingas e Babalorixá no Centro Cultural Erukerê, Matheus Bispo. A juventude é um grupo importante quando se fala em suicídio, pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a segunda causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Com participação intensa do público através do chat, a Live teve a mediação da referência técnica em políticas públicas para a população LGBTQIA+ da Seias, Adriana Lohanna. “Queremos chamar a atenção para o aumento dos casos de suicídio entre jovens de 10 a 19 anos. Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2018, houve um aumento de 10% dos casos, com destaque para os anos de 2016 e 2017. Verificamos que há diversos sintomas a partir das pressões sociais para os jovens, pressões para se encaixar em padrões impostos também pelas redes sociais. O mais importante desses encontros é que são processos formativos, pois as Lives ficam salvas no Youtube SEIAS SE para que as pessoas possam acessar, ouvir, aprender e entrar em contato conosco, caso necessário, para buscar mais informações e auxílio sobre o tema”, afirmou Lohanna.
De acordo com a representante municipal de Aracaju, Maíra Ielena, momentos como este são fundamentais para quebrar estigmas e conscientizar a população. “É importantíssimo conversarmos sobre a saúde mental da nossa gente. Participar desse momento e poder falar sobre temas tabus, como suicídio, automutilação e afins, é uma oportunidade de ouro, que acolho com prazer e grande alegria. Foi um excelente encontro entre políticas públicas, organizações da sociedade civil e a população. Esse tipo de debate é importantíssimo pura e simplesmente porque precisamos conversar. Num contexto de radicalização das posições, de polarização da população e de fake news, é importante que consigamos levar conhecimento embasado e informação de qualidade ao nosso povo”, destacou.

O coordenador da Mídia Livre Os Caatingas, Matheus Bispo, falou sobre sua trajetória, abordando a pressão por uma masculinidade forte, enquanto homem negro, e a importância de políticas públicas para a juventude. “A live foi fantástica. Acho que uma das melhores formas de enfrentar os problemas que levam os jovens ao suicídio é falar sobre isso, quebrar os tabus, acolher, integrar e empoderar esse jovens em suas escolhas e suas vidas. Precisamos pensar também no recorte de gênero e raça, pois temos acompanhado que os índices têm crescido na população negra, por inúmeros fatores sociais. No debate, discutimos formas de fazer esse enfrentamento e trocamos experiências e estratégias de proteção à juventude. É fundamental que o Estado continue com espaços como este e que essas discussões sirvam para a formulação de políticas efetivas no combate ao suicídio”, concluiu.
As duas Lives da campanha do Setembro Amarelo continuam disponíveis no canal YouTube SEIAS SE. A primeira Live da série debateu sobre sinais de riscos de suicídio e a importância de uma postura acolhedora nas relações familiares. Confira aqui.