
Na sexta-feira (22 de outubro), a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) esteve presente em Indiaroba, para dialogar com marisqueiras dos povoados locais. As equipes das diretorias de Assistência Social (DADS), Direitos Humanos (DIDH) e Inclusão Produtiva (DIPC) da SEIAS realizaram a ação conjuntamente com a prefeitura do município, para ouvir as demandas do grupo em relação à ampliação do acesso a políticas públicas e serviços de diversas áreas, como saúde, educação, geração de renda e Assistência Social. A ideia é contribuir para a melhoria das condições de vida das marisqueiras, que já possuem necessidades específicas em razão da atividade, e tiveram suas vulnerabilidades aprofundadas com o derramamento de óleo e a pandemia de Covid-19.

A coordenadora de Políticas Para as Mulheres da DIDH, Érika Leite, conta que o encontro atende uma demanda do Movimento de Marisqueiras de Sergipe. “Elas entregaram carta com proposições e demandas do Movimento para as comunidades que representa e, de forma intersetorial, articulamos com todos os partícipes e as lideranças das marisqueiras nos povoados de Indiaroba. Pactuamos alguns encaminhamentos para serem desenvolvidos já agora em outubro/novembro, e também iremos a outros municípios, nos quais o movimento de marisqueiras possui sede. A próxima ação será em Estância (dia 26), mas teremos também Santa Luzia do Itanhy, São Cristóvão, Pirambu, Aracaju e Brejo Grande”, revela Erika.

O prefeito Adinaldo do Nascimento esteve presente e reafirmou a importância da ação e da parceria com a SEIAS na escuta qualificada da comunidade. “Sem dúvida, marisqueiras, povos ribeirinhos e nossas comunidades quilombolas, com sua experiência, cultura, produção e arte diferenciada, são o maior patrimônio que o município tem. Dialogar com eles, além de ser muito prazeroso, é uma necessidade, para que a gente possa tentar errar menos e construir de fato políticas públicas que atendam essa população. Por isso que é tão importante essa relação do município com a Secretaria de Estado da Inclusão, para que juntos a gente possa buscar recursos federais, buscar políticas públicas que possam atender a contento essa população”.

De acordo com Ana Elísia Pereira Costa, coordenadora do Movimento de Marisqueiras de Sergipe, o encontro foi um segundo passo nesse processo de diálogo. “O primeiro foi uma reunião online que fizemos antes dessa reunião presencial, e achamos positiva porque a gente foi ouvida, as demandas estão sendo encaminhadas e, na próxima reunião, espero que a gente avance cada dia mais. Não vamos parar por aqui, porque a gente está abrangendo também outras comunidades, e estão vindo outras demandas, além das que estão na carta. Acho que a gente vai caminhar cada dia mais para conseguir resolver ao menos algumas das problemáticas que atingem nossa classe”, afirmou Ana Elísia.

Liderança local do Povoado Preguiça, a marisqueira Elienaide Cardoso fala com pesar das inúmeras perdas de companheiras do Movimento, que representa cerca de 15 comunidades, e lamenta que a atividade ainda seja tão desvalorizada pela sociedade. “A gente sabe que parte desse trabalho contribui para a renda da comunidade, para a renda do município e até do país, mas infelizmente ainda é muito invisibilizado. Sete mil famílias sustentam a casa com esse trabalho. Eu sou marisqueira desde sempre. Meu avô, meu pai, minha mãe eram também marisqueiros e pescadores. E eu me orgulho de ter criado meus filhos com esse trabalho também”, afirma.
Ela avaliou positivamente o encontro. “É de suma importância pro movimento, porque é a primeira reunião que a gente participa com os órgãos do município e representantes do Estado. A gente fez uma pauta de reivindicações e a gente está vendo que as mulheres do Estado abraçaram essa pauta, que são demandas nossas. Estão com a gente nessa luta e realizando. Então a gente sabe que é o começo de um novo tempo, com relação a todas essas questões que foram colocadas e trazidas aqui”, concluiu Elienaide.

Presenças
Representando o Governo de Sergipe, além de Erika Leite, participaram do encontro a assistente social Lídia Anjos, diretora de Inclusão e Direitos Humanos da SEIAS; José Carlos Passos, coordenador Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (DADS); a assistente social Karen Santana, técnica da Proteção Social Básica (PSB/DADS) da SEIAS; a engenheira agrônoma Raquelle Caroline dos Santos, da coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (DADS) da SEIAS; e Claudia Pereira, representante da diretoria de Inclusão Produtiva e Cidadania da SEIAS.
Representando o município, além do prefeito Adinaldo do Nascimento, estiveram presentes a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social de Indiaroba, Elinete Cardoso; a secretária de Saúde, Silvia Alexandre Santos; o secretário de Educação, Ginaldo Custódio Lessa; o secretário adjunto de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Bruno Lessa; e integrantes da equipe técnica. E representando as marisqueiras, além das lideranças Ana Elísia Pereira Costa e Elienaide Cardoso das Flores, participaram a assessora técnica do Movimento Karoline Coelho; e as marisqueiras Crislaine dos Santos Santana, Marileide Correia dos Santos de Jesus e Iracema Santos Tavares.
Fotos: Pritty Reis





























